Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Meio Ambiente

Nove municípios de RR recebem bombas fumacê para combater a malária

Caroebe é uma das cidades consideradas endêmicas segundo os dados do Núcleo de Controle da Malária

Nove municípios de RR recebem bombas fumacê para combater a malária
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em reforço às ações de combate à malária no Estado, a Sesau (Secretaria de Saúde), entregou bombas fumacê para os municípios com maiores incidência de casos da doença. Os envios foram realizados no último dia 24.

A entrega do equipamento é uma continuação do Plano Elimina Malária Roraima, nos municípios de Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Normandia e Pacaraima foram os municípios beneficiados com o recebimento das bombas.

“Essas bombas que estamos entregando para os municípios são primordiais para ajudá-los no controle e eliminação da malária. Nós estamos em contagem regressiva com o Plano de Eliminação da Malária do Governo Federal, e o Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, tem apoiado incansavelmente os municípios no controle da doença”, destacou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.

O gerente do Núcleo de Controle da Malária, Gerson Castro, ressalta que Roraima é o segundo estado da Amazônia Legal com maior número de casos de malária e que, por esse motivo, o Governo planeja eliminar a malária até 2035.

As estratégias, segundo ele, consistem em medidas de contenção, prevenção da endemia, o monitoramento regular da situação da malária, através da borrifação e a nebulização, intra e peridomiciliar.

“[A CGVS] dá bombas, medicamentos, e insumos necessários para que os municípios e seus laboratórios estejam trabalhando e diagnosticando, então, o objetivo principal é aumentar as redes de laboratórios, diagnóstico rápido e tratamento oportuno”, completou.

Segundo os dados mais recentes do NCM, Caroebe é uma das cidades consideradas endêmicas, sendo um dos alvos priorizados nas ações do Elimina Roraima. A coordenadora da Atenção Básica do município, Bárbara Silva, destacou a importância desse cuidado do Estado com a localidade.

“O recebimento das bombas vai ser de grande importância para os nossos trabalhos e ações e para as equipes que vão estar mais equipadas para trabalhar em frente ao problema”, concluiu.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)