No mês marcado pelo Dia Mundial do Câncer é importante lembrar que pacientes oncológicos precisam redobrar os cuidados com doenças infecciosas.
Tanto o câncer em si como o tratamento podem enfraquecem o sistema imunológico, o que aumenta o risco de complicações em caso de infecção viral ou bacteriana.
Muitas das doenças que oferecem risco ao paciente oncológico, como pneumonia, meningite, COVID-19 e influenza, por exemplo, podem ser prevenidas com vacina.
Por isso, ao receber o diagnóstico de câncer, é fundamental que o paciente se certifique que está com todas as vacinas em dia. E não basta que apenas os pacientes estejam vacinados. Familiares e cuidadores também devem estar protegidos. Para atualizar a carteira vacinal, o paciente oncológico pode procurar o SUS.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, ligada à Organização Mundial da Saúde, estima 35 milhões de novos casos de câncer no mundo em 2050. Representa um aumento de 77% em relação aos 20 milhões registrados em 2022.
O crescimento e envelhecimento da população, além da maior exposição da fatores de risco como tabaco, álcool, obesidade e poluição do ar, são as principais explicações para a alta.
Comentários: