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Mutirão para negociação de dívidas começou nesta segunda-feira, 24, em Boa Vista

Os consumidores podem comparecer à sede do PROCON municipal até o dia 11 de agosto

Mutirão para negociação de dívidas começou nesta segunda-feira, 24, em Boa Vista
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O mutirão nacional de negociação de dívidas “Renegocia”, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, começou nesta segunda-feira, 24, em todo o Brasil. O programa foi criado para auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas.

Para facilitar o atendimento em Boa Vista, o PROCON BV montou um posto de serviço no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, bairro Buritis, na avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar. Interessados devem comparecer ao local até o dia 11 de agosto, das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio.

As dívidas podem ser renegociadas com instituições financeiras, empresas de telefonia, água, luz, entre outras. Não há limites nos valores das dívidas e da renda para participar do mutirão. A Secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, gestora do Procon Municipal, Sabrina Tricot, explica que a expectativa é que a população procure o órgão nestes dias do mutirão.

“O mutirão Renegocia é uma ação complementar ao Programa Desenrola, do Governo Federal, e é uma excelente oportunidade para que os consumidores negociem as suas dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento e possíveis descontos”, ressaltou.

A Secretária pede ainda que o consumidor esteja atento à proposta de negociação da empresa. “O consumidor deve observar se a proposta de negociação atende às suas necessidades e se poderá arcar com o compromisso. Dívidas assumidas decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada poderão ser negociadas”, explicou Sabrina.

Os interessados também podem participar do mutirão Renegocia, por meio da plataforma consumidor.gov.br. A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada, sem a necessidade de instauração de processo administrativo ou judicial.

O site é mais uma alternativa para ampliar o atendimento à população, não substituindo o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor, que continuam atendendo por meio dos canais tradicionais.

 

Como negociar pela internet

 

Para fazer a negociação pelo portal consumidor.gov.br, os interessados devem acessar o site usando a sua conta gov.br prata ou ouro. Depois, precisa escolher o credor para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.

No campo “Descrição da Reclamação”, informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

FONTE/CRÉDITOS: Ráyra Fernandes
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