O Procon Boa Vista aderiu ao mutirão nacional “Renegocia”, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. A ação ocorreu entre os dias 24 de julho a 11 agosto com a proposta de auxiliar pessoas a regularizarem seus débitos, e resultou em mais de R$ 2 milhões em valores negociados dentro do prazo do mutirão, com a expectativa de chegar a R$ 3 milhões, uma vez que ainda existem processos de renegociação em andamento.
No total, foram 667 atendimentos, tendo como principais demandas os empréstimos consignados, cartões de crédito, consignados, cartões de lojas, crediários e serviços essenciais, como fornecimento de água e energia. Os valores foram renegociados através de soluções de pagamentos dentro das necessidades e condições de cada pessoa. Para a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, o resultado foi positivo e representa uma conquista para os consumidores.
“Atendemos casos de consumidores que deviam mais de R$ 100 mil e que conseguiram resolver suas dívidas pagando R$ 1 mil ou R$ 2 mil. Continuamos atendendo fora do mutirão, mas vale ressaltar que, dentro do prazo da ação nacional, os resultados foram extremamente positivos e esperamos que outras mobilizações nesse formato venham a acontecer futuramente”, disse.
A secretária ressalta que a participação das empresas locais, alinhadas com o interesse dos devedores em praticar a cultura do pagamento, contribuiu com o sucesso do mutirão, demonstrando a viabilidade de aplicação da Lei n.º 14.181/2021 no seu objetivo essencial de promover a prevenção e tratamento do superendividamento.
“Infelizmente, algumas empresas não aderiram ao mutirão ou nos responderam até o presente momento, dando o retorno para o consumidor. Situações estas que acabam dificultando a renegociação. Mas podemos dizer que cerca de 95% das empresas que nós oficiamos aderiram ao ‘Renegocia’ e fizeram bons acordos com os consumidores. Quando há o fechamento do acordo, ambas as partes saem ganhando”.
Educação financeira é necessária
Para evitar o superendividamento, a Sabrina recomenda que todo consumidor busque conhecimento sobre educação financeira, o qual vai resultar em habilidades essenciais para planejar e gerenciar o dinheiro de forma eficaz, permitindo melhor controle das finanças pessoais e tomada de decisões com conhecimento das consequências.
“Com planejamento, o consumidor vai conseguir evitar dívidas e ter melhor controle do seu orçamento, não gastando acima do que ganha. Então, é importante que o consumidor também o controle do que ganha, do que ele precisa pagar, que são aquelas contas fixas e aquele dinheiro que vai sobrar para gastos aleatórios ou que o consumidor vá poupar e depois colocá-lo em um ‘sonho’, enfim, alguma coisa que ele pense ou queira realizar no futuro”.
PROCON BV
Caso o consumidor necessite de mais informações relacionadas às relações de consumo, pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista - https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ (aba DIREITO DO CONSUMIDOR).
Para atendimentos presenciais, o Procon Boa Vista está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, bairro Buritis, na avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar. O atendimento presencial é realizado das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio.
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