“Em uma rapidez maravilhosa, hoje resolvo uma situação que desde o ano passado estava enrolada”, disse a dona de casa Fabiana Augusto, que procurou a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) para tratar de uma ação de execução de alimentos.
Fabiana foi uma das pessoas atendidas no mutirão da Vara de Família dedicado às demandas da Vara de Família que iniciou na segunda-feira (4) e seguirá até esta sexta-feira (8).
Durante o mutirão, defensores públicos e assessores jurídicos se dedicam a atender aos casos relacionados à questões familiares, como divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia e outros assuntos do direito familiar.
A defensora pública, Emira Salomão, pontua que os mutirões são realizados de forma regular pela Defensoria com o objetivo de agilizar o tempo de espera da demanda de uma família.
“Os mutirões fazem com que a prestação jurisdicional chegue mais rápido nesse assistido e esvaziem essa fila de atendimentos. Eu estou há mais de 20 anos na Vara de Família e eu costumo dizer que a diferença aqui é que a gente lida não só com o direito, e a letra fria da lei, mas com o afeto ou a falta dele. Ter um acordo concretizado ou uma demanda agilizada é a certeza da pacificação de famílias”, destacou ela.
Além disso, ela conta que este primeiro mutirão de 2024 traz o diferencial de oferecer os acordos no ato, agilizando ainda mais a duração dos processos. “Em poucos minutos de atendimento já foram realizados diversos acordos com gravações e o encaminhamento da mídia eletrônica para formação desse processo virtual”, acrescentou Emira.
O mutirão deve realizar 400 atendimentos ao longo da semana. Para participar, basta a pessoa interessada realizar o agendamento da sua demanda da área de Família no prédio Cível da Defensoria Pública, localizado na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, ou virtualmente pelo WhatsApp (95) 2121-0264. No agendamento, o assistido já será orientado e direcionado para atendimento do mutirão. Caso não haja mais vagas para o mutirão, o assistido será agendado para o atendimento regular.
Comentários: