Faleceu nesta quinta-feira, 07, o Pe. José Aílton Costa da Silva, da Diocese de Afogados de Ingazeira-PE, pároco da Área Missionária São Raimundo Nonato, o padre tinha de 60 anos, o missionário estava internado em estado grave no Hospital Geral de Roraima (HGR) após sofrer um infarto.
Conforme o boletim da Diocese de Roraima, o Pe. José Aílton foi transferido para a UTI cardiológica do Hospital Geral de Roraima – HGR, nessa quarta-feira, 06, apresentando disfunção de múltiplos órgãos.
Na última segunda-feira, 04, o pároco participava de uma confraternização, logo após ser levado para casa, o padre começou a apresentar mal estar, e um vizinho o socorreu, o levando para o Hospital Cosme e Silva onde foi atendido onde foi diagnosticado um infarto.
Por volta das 18h, José Ailton sofreu uma parada cardíaca e foi reanimado e entubado. Quando seu quadro já estava estabilizado, em torno das 21h, foi transferido para a UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR). Ainda durante a noite, teve uma segunda parada cardíaca.
Durante esta semana, o bispo de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, acompanhado do Pe. Lúcio Nicoletto e do Pe. Vanthuy Neto , Pe. Josimar Lobo, e Claudivan Siqueira Santos (esse ultimo do clero da diocese de Afogados da Ingazeira – PE, realizavam visitas frequentes para saberem o estado de saúde do padre.
“Peço a todos os padres de nossa Diocese que coloquem a intenção da recuperação da saúde do Pe. Aílton em todas as missas. Peço também às comunidades que elevem suas preces pela saúde desse nosso irmão invocando sobre a nossa Igreja diocesana a graça e a força de sua misericórdia.”
Missa de Copo presente
A missa em homenagem ao padre José Aílton, acontece hoje, às 20h Na Igreja Santana , localizada na Av. Raimundo Rodrigues Coelho, 600 - Dr. Silvio Botelho.
O velório segue no mesmo local até amanhã às 7h. Às 9h, haverá missa de exéquias na Catedral, será transmitida pela Rádio Monte Roraima Fm, 107,9 seguida de velório até às 15h00. A Bem-aventurada Virgem Maria Imaculada Conceição, a porta do céu, acolha o nosso irmão que nesta terra foi configurado ao Cristo sacerdote, à Ressurreição e à Vida.
História
O Pe. Aílton nasceu em Carnaíba - PE, em 09 de março de 1963, filho de uma família de seis irmãos, quatro vivos. Ainda jovem, foi ativo participante da vida da Igreja do Pajeú - PE. Entrou no Seminário da Diocese de Afogados de Ingazeira, fazendo seus estudos de filosofia e teologia em Olinda e Recife, concluindo-os no Seminário da Paraíba. Foi ordenado presbítero por Dom Francisco Austregésilo, em 03 de junho de 1995.
Tinha um grande amor à sua família, à qual teve a oportunidade de encontrar em sua última viagem. Pode encontrar-se com seu pai, o sr. Apolônio Tomaz da Costa, no último final de semana, quando esteve no Pajeú - PE, por ocasião da posse de Dom Limacedo como Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira.
O Pe. José Aílton chegou em Roraima em 2009, na companhia do então Pe. Egídio Bisol, hoje Bispo emérito da Diocese de Afogados da Ingazeira. Juntos, abriram a missão das Igrejas Irmãs de Vicenza e de Afogados da Ingazeira com a nossa Diocese. Permaneceu entre nós até 2019 e retornou para assumir a missão em nossa Diocese, em fevereiro deste ano, na companhia do Pe. Claudivan Siqueira.
O Pe. Aílton era desportista e estava. com a passagem comprada para participar da corrida de São Silvestre em São Paulo. Comunicava isso alegria e entusiasmo. Era um homem sensível, simples e de relações fraternas. O amor à Virgem Maria e a disponibilidade à missão foram marcas da vida e fecundidade no ministério presbiteral deste servo de Deus, Pe. Aílton Costa da Silva.
Comentários: