A Monte Roraima FM participou do 2° Encontro do Clube do Rádio em Roraima nesta quinta-feira (01), na Assembleia Legislativa (ALE-RR). A ocasião oportunizou a comemoração aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1922.
O encontro teve o intuito de expor um panorama geral da evolução tecnológica, da programação, de gêneros e formatos radiofônicos, além de mostrar a importância social da mídia na sociedade. Reunindo grandes nomes do rádio roraimense, a ocasião proporcionou lembranças de momentos marcantes junto ao meio de comunicação e as principais rádios no estado.
Entre os convidados, o diretor da Monte Roraima, padre Josimar Lobo, falou sobre a fundação socioeducativa José Allamano na evangelização da população e como ela está presente nas ondas do rádio. “Desde muito tempo, comunicar o bem esteve na centralidade da Igreja e esta pensa no rádio como um lugar de missão e evangelização do bem. Um espaço para falar a mensagem encarnada, própria e que seja, de fato, aquilo que o povo do momento precisa escutar. E, o Evangelho é a melhor comunicação. Jesus Cristo é comunicador por excelência do Pai e nós queremos comunicar Ele, a Boa Nova”, explicou o diretor.
História do rádio
A primeira transmissão radiofônica do Brasil aconteceu em 1922, no dia 7 de setembro, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, com o discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Desde lá, o veículo se tornou o principal meio de comunicação, entretenimento e esporte.
Com a chegada da televisão no Brasil, em 1950, o rádio perdeu espaço. No entanto, continua no gosto da população brasileira, principalmente, devido ao sinal digital e a internet.
Comentários: