Na última sexta-feira, 4, a educação infantil de Boa Vista recebeu do executivo municipal, mais de 8.700 itens entre brinquedos e materiais pedagógicos, que vão atender mais de 13 mil crianças matriculadas em mais de 90 escolas do município.
A Escola Municipal Pedro Ferreira Monteiro, localizada no bairro Laura Moreira, foi a primeira unidade a receber esses materiais. Os brinquedos são previstos na Proposta Curricular Municipal para Educação Infantil, que apresenta o brincar como forma de estimular o aprendizado.
“Esses itens vão ser utilizados nas escolas de forma lúdica e como instrumento pedagógico para ensinar as crianças de 2 até os 5 anos de idade. E são mais de 13 mil alunos da nossa rede municipal de ensino, tanto da creche como da pré-escola e a primeira infância é a fase mais importante do desenvolvimento do ser humano, onde as crianças aprendem muito mais através de experiências e os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de desenvolvimento das crianças”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Entre os itens que serão entregues às escolas, destacam-se: cubos didáticos, fantoches, blocos diversos, jogos de memória, bonecas, Kits de ferramentas, kits médicos, piscinas de bolinha, entre outros.
“Essas crianças aprendem por meio das experiências e esse material vem para fortalecer o aprendizado na rede municipal de ensino e todas as escolas que têm turmas de educação infantil (creche e pré-escola) vão receber esses kits para complementar esse trabalho na prática em sala de aula com os alunos”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuelo Sales.
OUTROS RECURSOS PEDAGÓGICOS EM 2022
Este ano, também foram entregues materiais didáticos impressos e digitais para as escolas da Rede Municipal de Ensino, que foram adquiridos por meio do Programa de Ensino Estruturado, que garante a todos os alunos a mesma oportunidade de aprendizagem.
Os materiais incluem: livros didáticos impressos, chromebooks, tablets, biblioteca virtual, além do lançamento do programa “Tix Letramento”, que oferece recursos tecnológicos pedagógicos para o desenvolvimento educacional de atividades dos alunos com deficiência. Mais de 60 escolas de Boa Vista, além do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE), foram contempladas.
Outras 56 escolas receberam o Laboratório Didático Móvel, um instrumento pedagógico que possibilita a prática de ensino experimental das aulas de ciências da natureza. A prefeitura também lançou o Programa Árvore, uma biblioteca virtual com 25 mil títulos voltados para alunos do 3º a 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, mais 1,3 mil chromebooks foram entregues às escolas de Boa Vista.
Comentários: