Nos primeiros cincos meses deste ano, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) autuou 212 motoristas e motociclistas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas.
Nesta segunda-feira, dia 19 de junho, a Lei Seca completa 15 anos. Sob o nº 11.705, de 2008, a lei reduziu a tolerância com os motoristas que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas.
Em 2022, o número de motoristas autuados por infração de alcoolemia foi de 421 ocorrências. Com a finalidade de reduzir esses números de acidentes e garantir mais segurança no trânsito do estado, a autarquia tem reforçado as fiscalizações.
O diretor de segurança no trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, explicou que as operações para combater esse tipo de infração no trânsito ocorrem aos finais de semana ou em dias de grandes movimentações na cidade ou no interior do Estado, principalmente em locais onde estejam ocorrendo festas e haja concentração de bares.
“O Detran está adquirindo novos equipamentos como etilômetros [bafômetros], câmeras e viaturas que possam facilitar e melhorar ainda mais nossa fiscalização, que será intensificada mais ainda. Dirigir sob efeito de bebida alcoólica gera um grande risco que pode resultar em acidentes com vítimas fatais”, alertou o diretor.
PENALIDADES
O motorista embriagado pode ser multado em R$ 2.934,70, valor que dobra em caso de reincidência no período de um ano. Além disso, o condutor está sujeito a processo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e, em casos mais graves, pode ser preso em flagrante, dependendo do caso.
Comentários: