Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Líderes da REPAM Brasil Visitam WWF para Discutir Desafios Ambientais

Dom Evaristo Spengler e Equipe da REPAM Buscam Soluções para Mineração, Disputas Fundiárias e Mudanças Climáticas

Líderes da REPAM Brasil Visitam WWF para Discutir Desafios Ambientais
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quinta-feira, 23, o bispo de Roraima e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica(REPAM-Brasil), Dom Evaristo Pascoal Spengler, que se encontra em Brasília, concedeu uma entrevista exclusiva para a rádio Monte Roraima FM.

Acompanhada da secretaria executiva da Rede, Irmã Maria Irene Lopes, e do assessor jurídico, Melillo Dinis, o bispo falou sobre o Congresso Nacional e Amazônia: desafios e perspectivas, que ocorre desde segunda-feira (20). Esta visita institucional à sede do World Wildlife Fund WWF Brasil, em Brasília, tem como objetivo discutir questões prementes relacionadas à região amazônica com diversos especialistas, focando em desafios cruciais enfrentados pelos povos amazônicos, abordando temas como os impactos da seca, a sustentabilidade das práticas pesqueiras e questões de direitos humanos.

A presença da REPAM foi imprescindível para dar ainda mais precisão diagnóstica do momento histórico e dramático dos quilombolas, indígenas e demais povos tradicionais no tema, e também na defesa dos biomas. A reunião, que contou com a recepção do diretor de políticas públicas, Raul Telles, do especialista em conservação ambiental, Rodrigo Agra, e da advogada e analista de políticas públicas, Ariene Bomfim, teve como foco central os impactos da mineração, disputas fundiárias, desmatamento e mudanças climáticas na Amazônia.

Durante o encontro, os líderes da REPAM destacaram a importância de abordar questões que afetam diretamente os povos e territórios tradicionais da Amazônia. A visita reforçou o compromisso da Rede em promover a vida e o cuidado com a região, ressaltando a urgência de soluções eficazes diante dos desafios ambientais.

Dom Evaristo, em relação à situação da seca na Amazônia, sustentabilidade dos pescadores e direitos humanos durante reunião com o Secretário Nacional da Pesca, respondeu o seguinte: 'Sim, nós tratamos. É nesse assunto mais imediato, porque também tem que ser resolvido. O governo, nesse momento, está preparando a distribuição de cestas básicas através das prefeituras dos municípios. Mas também conversamos sobre uma questão um pouco mais prolongada, quer dizer, como é que dá, como é que se criam políticas públicas para que esse povo não volte a passar fome, seja políticas públicas de extrativismo, de pesca e também de plantações Agroflorestais. '

As pautas discutidas refletiram não apenas a preocupação da REPAM, mas também a necessidade de uma abordagem colaborativa e holística para enfrentar os desafios complexos que a Amazônia enfrenta. Ao unir forças com organizações como o WWF Brasil, a expectativa é que iniciativas conjuntas possam ser realizadas para preservar a biodiversidade, proteger comunidades vulneráveis e buscar caminhos sustentáveis para o desenvolvimento na região.

Dom Evaristo, em reunião com o Ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, destacou o seguinte: 'Ele deu uma resposta formal em nome do Ministério, para cada uma das demandas, e para que depois abrir um canal de diálogo para que possamos continuar acompanhando essa agenda e a execução das ações do governo.'

Essa visita institucional representa um passo significativo na busca por soluções integradas e estratégias eficazes para enfrentar os desafios ambientais na Amazônia, ressaltando a importância do diálogo entre organizações, líderes religiosos e defensores da causa ambiental."

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)