Junho Lilás é o mês de conscientização para o teste do pezinho, com o intuito de alertar aos pais sobre a importância do exame para a detecção de doenças em recém-nascidos//
O teste é uma das principais formas de diagnosticar algumas doenças no bebê. quanto maior a rapidez na identificação, melhores são as chances de tratamento das doenças congênitas, infecciosas e metabólicas que afetam as crianças nessa faixa-etária
O exame é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, é rápido, pouco invasivo e não traz risco algum à saúde do bebê, e pode ser feito até antes do 15º dia de vida do bebê.
Em Roraima, de 1º de janeiro até o dia 31 de maio deste ano, foram realizados 2.051 testes em bebês internados na maternidade, enquanto entre 2020 e 2021 foram feitos 3.451 testes. o exame é obrigatório para todos os recém-nascidos e é totalmente gratuito por meio do SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE).
O teste do pezinho é um exame de responsabilidade dos municípios, por meio da Atenção Primária. O Hospital Materno Infantil Nossa de Nazareth faz apenas a coleta do exame somente nos bebês que estão internados na unidade hospitalar, conforme a médica pediatra Ana Carolina Brito, os pais devem ficar em alerta nesta fase para evitar grandes sequelas.
"A maioria das doenças detectadas pelo teste do pezinho pode causar lesão neurológica, e por isso deve ser diagnosticada o mais precocemente possível para que a criança tenha a chance de tratar e reduzir o risco de sequelas, contribuindo assim para a sua saúde”, afirmou.
O teste do pezinho, obrigatoriamente, deve ser oferecido a todas as crianças nascidas no Brasil pelo Sistema Único de Saúde. A Lei 14.154 sancionada em maio de 2021 pela Presidência da República, ampliou para 53 a lista de doenças a serem investigadas no teste do pezinho feito pela rede pública em todo o país//
Essa é uma das principais formas de diagnosticar algumas doenças no bebê. São elas: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase, Anemia Falciforme e Fibrose Cística. As quatro primeiras doenças são endocrinometabólicas e necessitam serem tratadas por um endocrinologista.
Comentários: