O Crescer é um projeto que atende jovens em situação de vulnerabilidade social, com oficinas no objetivo de apoiar e incentivar os jovens a despertarem seus talentos. E eles dão um show de criatividade e técnica através da oficina de Design de Moda – Corte & Costura e Criações, onde todos os tecidos se transformam em peças exclusivas.
Roupas, adereços, fantasias para todos os gostos são confeccionados pelos 50 jovens matriculados na oficina, entre 15 e 21 anos. As aulas acontecem em uma sala totalmente equipada com máquinas de costura, manequim e demais ferramentas necessárias, desde a parte teórica, técnicas de costura até a grande produção de uma peça.
Para o instrutor da oficina, Davi Mascarenhas, a iniciativa ensina muito além da produção. “A oficina vai além de qualquer produção de uma peça, ela tem mais a questão do valor social. Aqui o nosso papel é mostrar aos nossos jovens o potencial e ainda socializar”, disse.
Douglas Cavalcante, administrador do Crescer, explica que todas as peças produzidas pelos alunos são enviadas para Cooperativa Social do projeto proporcionando uma visão de mercado. “As mercadorias são vendidas em espaços públicos, feiras proporcionando o empreendedorismo e renda extra aos jovens. E o projeto tem uma equipe psicossocial e pedagógica que fazem com que esses jovens entendam toda essa questão da ressocialização e parceria”, explicou.
Para jovem Rafaela Almeida, de 17 anos, aprender a costurar virou um hobby. “Antes eu não tinha noção de nada sobre moda e costura, hoje consigo fazer algumas peças que gosto, que acho bonita. É legal ver o que produziu em sala tudo prontinho, já virou mania”, disse a jovem.
O Crescer
O projeto atende cerca de 240 integrantes matriculados nas oficinas, entre 16 e 21 anos, nas oficinas de marcenaria, corte e costura, serigrafia, inclusão digital, esporte e lazer, educação e sinalização para o trânsito, acolhimento, compostagem. As oficinas profissionalizantes ajudam os alunos a terem uma percepção de mercado de trabalho, questões educacionais e sociais.
Comentários: