Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Jovens comunicadores de todo o Brasil se reúnem no curso Chama da Palavra

A jornalista roraimense Dennefer Costa participou do encontro em São Paulo, realizado de 22 a 25 de agosto.

Jovens comunicadores de todo o Brasil se reúnem no curso Chama da Palavra
Foto: SIGNIS Brasil Jovem
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A SIGNIS Brasil Jovem realizou entre os dias 22 e 25 de agosto, o encontro presencial do Curso de Formação em “Rádio Digital, Comunitária e Cidadã Chama da Palavra”. Ao longo de todos os dias, os jovens comunicadores serão inseridos em etapas de formação, produção e partilha de conteúdos para a promoção da cultura da paz.

Na sexta-feira(22), durante o primeiro dia do curso, os jovens comunicadores de diversas regiões do Brasil participaram de um momento de integração e troca entre os participantes, fortalecendo os laços criados na etapa virtual. Durante a dinâmica, que consistiu em apresentar palavras que representem suas expectativas para o momento presencial, surgiram expressões como “esperança”, “alegria” e “obstinação” para definir o momento.

Primeira turma do curso “Chama da Palavra”

Dando continuidade, os grupos tiveram a oportunidade de socializar os podcasts produzidos durante a etapa online do curso. As produções, que abordam temas como cultura da paz, ecologia integral e Laudato Si, foram ouvidas e discutidas entre os jovens, promovendo um rico intercâmbio de ideias e experiências.

Durante a tarde, a turma pôde conhecer de perto o trabalho da Missão Paz, localizada no bairro Liberdade, em São Paulo. O espaço oferece assistência e acolhimento para migrantes e refugiados de diversas nacionalidades.  Como parte da atividade prática, os jovens comunicadores também puderam conhecer a história sobre o surgimento da iniciativa e os desafios enfrentados. 

Para finalizar o dia, os jovens acompanharam o programa brasileiro da Rádio Lio: “Abaporú”, apresentado por Franklin Machado e Bárbara Marques. Na ocasião, foram entrevistados representantes dos grupos Conectando Vozes e Ventos do Litoral, que partilharam um pouco de suas experiências e expectativas.O presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes, falou sobre a inspiração em realizar o Chama da Palavra aqui no Brasil.

 “O principal objetivo do projeto é acender a chama nas pessoas e colocar todas as vozes para falar juntos uma mesma linguagem. Mostrar um Brasil Plural, dentro de um único espaço”, disse o presidente.

Além dele, o secretário executivo da SIGNIS Brasil, Sérgio Gheller, comentou sobre o sonho de realizar a versão brasileira do “La chispa de la palabra”, buscando apoio para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Também salientou as expectativas sobre a continuidade do curso. 

Primeiro dia é concluído com participação na Rádio Lío

Da região do extremo norte do Brasil, participou a jornalista de Roraima, Dennefer Costa. Ela conta como foram os dias do encontro presencial: "Foi um misto de sentimentos poder encontrar cada um após alguns meses de curso online. Finalmente, tivemos a oportunidade de realizar atividades conjuntas, experimentando desde as coisas mais simples até as mais delicadas, que exigem muito de nossa profissão como comunicadores. Estivemos na Casa Missão Paz, um espaço de acolhimento e integração social para migrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas, sempre respeitando suas histórias, identidades e protagonismo. Foi um momento marcante para mim e, com certeza, levarei essa experiência para os meus conterrâneos."

Dennefer Costa -  jornalista
Dennefer Costa, recebendo o certificado do curso Chama da Palavra.

 

FONTE/CRÉDITOS: Com informações Franklin Machado - Dennefer Costa
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)