Nesta quarta-feira, dia 03 de agosto, ocorrerá as competições finais das 49° Jogos Escolares de Roraima (JER`S). A cerimônia de abertura da tradicional competição esportiva estudantil será no Estádio Canarinho a partir das 19h30.
Os Jogos Escolares são realizados pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Dinaildo Barreto, diretor do IDRR (Instituto do Desporto de Roraima), setor que coordena os JER’S, faz o convite “Será uma linda festa, como já ocorre tradicionalmente. Convidamos estudantes, pais, professores, técnicos e a comunidade em geral para participar desse evento tão importante para nossos jovens e adolescentes” destacou.
Nesta etapa, participam 3.009 atletas de 109 escolas, que se classificaram durante as regionais realizadas no mês de julho, em Normandia (1º a 4), Rorainópolis (7 a 10), Caracaraí (13 a 16), Amajari (20 a 23) e Boa Vista (27 a 30). Vindos do interior do Estado são 1.467 atletas de 13 municípios (apenas São João da Baliza e Caroebe não conseguiram classificar atletas).
Nas etapas regionais pelo interior, o Governo contou com a parceria das prefeituras de Amajari, Caracaraí e Normandia e do IFRR (Instituto Federal de Roraima).
Na etapa final haverá disputas em oito modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez) e em quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino. O congresso técnico de modalidades ocorreu nesta terça-feira (02).
No xadrez, haverá disputa somente na categoria 15 a 17 anos. A ginástica rítmica já definiu as campeãs em classificação direta. As modalidades de taekwondo e judô já realizaram as competições e também estão com atletas definidos.
Mais do que competição, os Jogos Escolares promovem integração social para as equipes e atletas que vêm do interior do Estado participar da final em Boa Vista. São garantidos transporte, alimentação e alojamento. Este ano haverá a novidade da ‘área de convivência dos atletas’, um ambiente acolhedor com jogos, televisão e espaço para brincadeiras.
O objetivo é promover momentos de descontração, integração e lazer para os estudantes, especialmente após um período de dois anos de pandemia, sem a realização dos Jogos Escolares. O espaço será no Estádio Canarinho.
Andreia Feitosa, professora de educação física da Escola Estadual Major Alcides, destacou a empolgação e a preparação dos atletas de karatê e tênis de mesa. “Os estudantes estão muito ansiosos. Antes mesmo das inscrições eles já nos procuraram e disseram que queriam participar dos jogos. Eles não querem ficar parados, querem se movimentar e isso é muito importante porque estão em fase de pleno desenvolvimento” destacou.
Outra novidade da edição deste ano é a participação, pela primeira vez, de alunos-atletas da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila Santa Maria do Boiaçu, Região do Baixo Rio Branco.
REPRESENTAÇÃO NACIONAL
Os campeões dos 49° JERS garantem vaga para a etapa nacional, nos Jogos da Juventude (categoria infantil), em setembro no Estado de Sergipe (SE) e nos Jogos Escolares Brasileiros (categoria mirim), em novembro no Rio de Janeiro (RJ).
Comentários: