No primeiro mês de cada ano ocorre a campanha do Janeiro Branco, período dedicado ao cuidado da saúde mental da população. É o momento para se fazer um alerta sobre as doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
No âmbito previdenciário dos servidores estaduais, o Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima), oferece apoio psicológico on-line para os aposentados e pensionistas segurados do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Roraima) que enfrentam estes problemas.
O serviço de apoio psicológico vem sendo desenvolvido desde o período da pandemia e consolidou-se por promover um atendimento eficaz de ajuda para os beneficiários do Iper. Em 2023 foram realizados 25 atendimentos. Os sintomas são variados, mas a prevalência são casos de depressão e ansiedade.
Segundo a psicóloga do Iper, Lusia Barbosa, a manutenção da saúde mental está relacionada a um bem-estar geral, e não significa apenas a ausência de alguma doença. Ela afirma que esse trabalho consiste em um equilíbrio entre pensamentos, sentimentos e como agir diante de situações do cotidiano.
“Enfrentamos diferentes fases ao longo da vida e a aposentadoria é uma transição significativa. Anteriormente o servidor tinha uma rotina em acordar cedo e ir trabalhar, e nesta etapa tem uma realidade menos acelerada. Essa mudança pode afetar a saúde mental. Por isso é muito importante estar atento às alterações emocionais ocorridas nesta nova etapa da vida”, explicou Lusia.
A psicóloga destaca ainda que muitas vezes, o aposentado manifesta sentimento de depressão, mas os familiares costumam atribuir essas emoções ao processo natural de envelhecimento. O idoso, por sua vez, não procura ajuda, muitas vezes levado pela vergonha devido ao preconceito relacionado com a idade.
ATENDIMENTO ON-LINE
Para receber apoio psicológico, os aposentados e pensionistas do Iper podem realizar agendamento pelo número (95) 2121-3951 (WhatsApp) de 7h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira. O atendimento é realizado pelo telefone ou vídeo chamada.
“Existe uma demanda espontânea, que quando o aposentado sente necessidade pode fazer agendamento e marcar o momento de escuta. É importante lembrar que todos enfrentam desafios e cada pessoa vai encontrar estratégias para lidar com os problemas do dia à sua maneira”, disse a psicóloga.
PALESTRA
Dentro da programação da campanha Janeiro Branco, o Iper promoverá no dia 19 de janeiro, às 9h, a palestra “Saúde Mental e Emocional - Qualidade de Vida no mbito do Trabalho”, com a psicóloga Ingrid Nayara do Valle Marcolino, especialista em avaliação psicológica; psicologia do trânsito e neuropsicopedagogia. A palestra ocorre na sede do instituto e será direcionada a todos os servidores do órgão.
Comentários: