Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Itens da ceia de Natal passam por operação de fiscalização até o dia 23 de dezembro

A fiscalização é sobre os itens que costumam compor a mesa nas festas de final de ano, como chester, lombo suíno, peru, panetone e vinhos

Itens da ceia de Natal passam por operação de fiscalização até o dia 23 de dezembro
Reprodução Secom-RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), iniciou nesta sexta-feira, 16, a Operação Especial de fiscalização Ceia de Natal. A ação acontece até a próxima sexta, 23, em estabelecimentos comerciais da capital e municípios do interior.

A operação faz parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações no Estado sobre os itens que costumam compor a mesa do Roraimense nas festas de final de ano, como chester, lombo suíno, peru, panetone e vinhos.

Segundo o diretor de Qualidade e Metrologia do Ipem-RR, Jackson Medeiros, o principal objetivo da fiscalização é identificar irregularidades em produtos que estão à venda e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras do final do ano.

“A equipe técnica de fiscais da área de pré-medidos do Ipem realiza uma análise nos pontos de revendas, em produtos que foram pesados fora da vista do consumidor, destinados à ceia de Natal e de Ano Novo, com a finalidade de verificar se os produtos típicos deste período estão sendo comercializados de forma correta, evitando que o consumidor seja lesado ao adquiri-los”, explicou Jackson.

Caso seja encontrada alguma irregularidade na embalagem quanto às especificações do produto em relação ao padrão exigido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o produto é coletado e levado ao laboratório do órgão, onde será realizada uma perícia mais detalhada, na presença de representante do ponto de revenda e ou do fabricante, que acompanharão o processo fiscalizatório e também poderão dar destinos ao material avaliado.

“Durante as fiscalizações nos supermercados, os fiscais verificam se o peso de cada item corresponde ao que está apresentado na embalagem e se as demais informações estão na altura de caracteres que o Inmetro determina, entre outros pontos. Se for identificada alguma irregularidade, os produtos serão apreendidos e levados ao laboratório do Ipem-RR para uma perícia que será devidamente agendada para que os comerciantes, fabricantes e ou importadores estejam presentes”, completou Medeiros.

Se houver autuação, os responsáveis têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao departamento jurídico do Instituto.

 

OUVIDORIA

Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do Ipem-RR ou enviar mensagens através do telefone (95) 9971-6066.

O órgão atende de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30 e está localizado na avenida Surumu, nº 1719, bairro 

FONTE/CRÉDITOS: Redação 107,9
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)