O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), iniciou nesta sexta-feira, 16, a Operação Especial de fiscalização Ceia de Natal. A ação acontece até a próxima sexta, 23, em estabelecimentos comerciais da capital e municípios do interior.
A operação faz parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações no Estado sobre os itens que costumam compor a mesa do Roraimense nas festas de final de ano, como chester, lombo suíno, peru, panetone e vinhos.
Segundo o diretor de Qualidade e Metrologia do Ipem-RR, Jackson Medeiros, o principal objetivo da fiscalização é identificar irregularidades em produtos que estão à venda e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras do final do ano.
“A equipe técnica de fiscais da área de pré-medidos do Ipem realiza uma análise nos pontos de revendas, em produtos que foram pesados fora da vista do consumidor, destinados à ceia de Natal e de Ano Novo, com a finalidade de verificar se os produtos típicos deste período estão sendo comercializados de forma correta, evitando que o consumidor seja lesado ao adquiri-los”, explicou Jackson.
Caso seja encontrada alguma irregularidade na embalagem quanto às especificações do produto em relação ao padrão exigido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o produto é coletado e levado ao laboratório do órgão, onde será realizada uma perícia mais detalhada, na presença de representante do ponto de revenda e ou do fabricante, que acompanharão o processo fiscalizatório e também poderão dar destinos ao material avaliado.
“Durante as fiscalizações nos supermercados, os fiscais verificam se o peso de cada item corresponde ao que está apresentado na embalagem e se as demais informações estão na altura de caracteres que o Inmetro determina, entre outros pontos. Se for identificada alguma irregularidade, os produtos serão apreendidos e levados ao laboratório do Ipem-RR para uma perícia que será devidamente agendada para que os comerciantes, fabricantes e ou importadores estejam presentes”, completou Medeiros.
Se houver autuação, os responsáveis têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao departamento jurídico do Instituto.
OUVIDORIA
Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do Ipem-RR ou enviar mensagens através do telefone (95) 9971-6066.
O órgão atende de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30 e está localizado na avenida Surumu, nº 1719, bairro
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