Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Irmãs Franciscanas iniciam missão pastoral em Roraima, e Diocese celebra jubileu com foco na evangelização e nos povos indígenas.

Junto com o bispo de Roraima, Dom Evaristo, as irmãs participaram do programa Manhã Viva, com Rejane Silva.

Irmãs Franciscanas iniciam missão pastoral em Roraima, e Diocese celebra jubileu com foco na evangelização e nos povos indígenas.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

                                                                   

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, o programa Manhã Viva recebeu a visita do bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, e das irmãs franciscanas que chegaram recentemente ao estado para iniciar uma nova missão pastoral.

As irmãs Patrícia, da Diocese de Marília (Garça-SP), Bore Nika, e Eliane do Carmo, de Rio Grande da Serra (SP), estão pela primeira vez em Roraima. Elas pertencem à Congregação de Cristo Rei, fundada em 1459, em Veneza, na Itália, por um grupo de terciárias. No Brasil, a congregação tem sede em Rio Grande da Serra (SP) e atua em diversas regiões do país, incluindo Garça (SP) e Campo Erê (SC).

Durante a entrevista, Dom Evaristo destacou a importância da presença das irmãs em Roraima. "O último município que temos a alegria de mencionar é aquele onde agora temos uma presença comprometida da Igreja, com a participação de irmãs que serão de grande ajuda no acompanhamento das pastorais e das comunidades locais. A presença contínua de missões é fundamental para o crescimento dessas comunidades e para a formação dos cristãos que vivem naquela região.”

A Irmã Patrícia explicou a missão da Congregação de Cristo Rei foi fundada por irmãs. “ Ao longo da história, passamos por diversas supressões, mas sempre mantivemos nossa missão viva. Nosso carisma é anunciar o Senhor onde houver necessidade, especialmente em situações de vulnerabilidade. Atualmente, estamos presentes em várias localidades da Itália, na Guiné-Bissau, na Albânia e, no Brasil, expandimos nossa atuação para São Luís neste ano jubilar.”

A Irmã Eliane do Carmo expressou sua expectativa em relação à nova missão. "Nossa expectativa inicial é conhecer de fato a realidade, pois é algo muito diferente de tudo o que já vivenciamos. Queremos estar presentes e ajudar, sendo uma presença fraterna ao lado daqueles que mais precisam.”

Jubileu Ordinário e Jubileu dos Povos Indígenas

"A nossa Igreja tem a felicidade de celebrar dois jubileus: o Jubileu Ordinário, convocado pelo Papa Francisco, que acontece a cada 25 anos em toda a Igreja, com o tema 'Peregrinos da Esperança'. Esse tema nos lembra que nossa vida é uma caminhada rumo à casa de Deus. Para vivenciar esse tempo especial, nossa Diocese tem três Igrejas Jubilares: a Catedral, a Igreja Matriz e a Reitoria de Nossa Senhora Aparecida. Nesses locais, os fiéis podem participar da Santa Missa, se confessar e obter a indulgência plenária.” Explicou Dom Evaristo sobre a celebração dos jubileus na Igreja.

Outro momento significativo será o Jubileu dos Povos Indígenas, marcado para 26 de abril, na região de Sumaúma. Durante o evento, também ocorrerá a ordenação diaconal do seminarista Djavan, da etnia Macuxi, natural da Serra da Missão, em Malacacheta.

"É uma grande alegria para nós termos essa nova esperança com mais uma ordenação. Depois, ele também será designado presbítero para servir ao Povo de Deus em nossa Diocese”, destacou o bispo.

A participação das irmãs franciscanas e a reflexão sobre os jubileus reforçam o compromisso da Igreja com a evangelização e a assistência às comunidades de Roraima. A nova missão das religiosas marca um passo importante para o fortalecimento da presença pastoral na região.

 

FONTE/CRÉDITOS: Filipe Gustavo
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)