Na próxima semana, o irmão marista Danilo Bezerra se despede da diocese de Roraima, após 16 anos de dedicação em Roraima, desde de 2009 ele atuou na educação, justiça social e fraternidade. Em entrevista ao programa Manhã Viva, da Rádio Monte Roraima, o irmão Danilo compartilhou suas experiências, desafios e aprendizados durante sua atuação no estado, além de anunciar sua nova missão na Diocese de Cruzeiro do Sul, no Acre.
A chegada dos maristas a Roraima ocorreu em 2008, com a presença dos irmãos Sebastião Ferrarini e Neuri, além do casal João e Marilei, que integravam a primeira comunidade marista na região. O irmão Danilo chegou em 2009 e, desde então, dedicou 16 anos de sua vida à missão no estado. Durante esse período, os maristas atuaram em diversas frentes, como a área missionária São Raimundo Nonato, as pastorais sociais, a Pastoral da Juventude e projetos voltados para crianças e jovens, como o Infâncias em Movimento e o Projeto Novo Começo.
“Levamos de Roraima o melhor: uma igreja unida, integrada, comunhão e profética, que fez uma opção clara pelos mais empobrecidos”, destacou o irmão Danilo durante a entrevista. Ele ressaltou que, apesar dos desafios enfrentados, como as questões sociais e as fronteiras geográficas, o trabalho foi realizado com leveza graças à integração e ao espírito de família presente na diocese.
A decisão de deixar Roraima foi difícil, mas necessária devido ao número reduzido de irmãos na região amazônica. Atualmente, a comunidade marista na Amazônia conta com oito comunidades, algumas delas integradas por leigos. “Saímos com a possibilidade de um retorno no futuro, pois aqui a missão foi cumprida, mas a porta está aberta”, afirmou Danilo.
O irmão Danilo e o irmão João Paulo Vagas, que já está em Cruzeiro do Sul, assumirão uma nova missão no Centro de Juventude da diocese acreana, onde também atuarão na formação de jovens interessados em seguir a vida marista. “Continuamos na Amazônia, uma região que nos acolhe e desafia. Em Cruzeiro do Sul, vamos trabalhar com a juventude e contribuir para a formação de novos irmãos”, explicou.
Durante a entrevista, Danilo também relembrou sua trajetória pessoal, incluindo seus 13 anos de atuação no serviço público, nas áreas de assistência social e saúde. Ele destacou que, além dos irmãos maristas, a comunidade contou com o apoio de leigos, voluntários e formandos, que foram essenciais para o sucesso das ações realizadas em Roraima.
Ao final da conversa, o irmão Danilo deixou uma mensagem de gratidão, paixão e esperança para a comunidade de Boa Vista. “Fica a semente lançada, que está gerando vida e frutos. Que a diocese de Roraima continue sendo profética, fraterna e geradora de vida”, disse. Ele também agradeceu aos bispos que acolheram os maristas ao longo dos anos, como Dom Roque, Dom Mário e Dom Evaristo, atual bispo de Roraima.
Comentários: