O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) deu início, nesta segunda-feira (6), à “Operação Aula Segura”. A ação, tem como objetivo coibir a comercialização de materiais escolares fora dos padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantindo segurança e qualidade aos consumidores, além de informar a sociedade sobre os riscos de produtos que não estejam em conformidade com as normas reguladoras.
De acordo com o gerente de conformidade do Ipem, Vitor Alves, é essencial que os materiais escolares atendam aos padrões exigidos pelo Inmetro. “O material escolar deve estar dentro das normas determinantes. Durante a operação, verificamos se os produtos possuem registro no Inmetro, estão devidamente especificados em português e seguem os padrões exigidos”, explicou.
Ainda segundo Alves, esta é a primeira ação deste tipo realizada neste ano, mas operações semelhantes são realizadas anualmente de forma sistemática. “Em anos anteriores, além da fiscalização, promovemos campanhas educativas para conscientizar a população e garantir a segurança nas aulas”, destacou.
A Operação Aula Segura será realizada até sexta-feira (10) e abrangerá 30 estabelecimentos comerciais, incluindo livrarias, papelarias, supermercados e lojas de variedades. A fiscalização será voltada para diferentes tipos de materiais escolares, como lápis, canetas, borrachas e kits escolares.
Além de garantir que os produtos estejam dentro das normas, a operação busca orientar os comerciantes e proteger os consumidores contra produtos inadequados ou que possam oferecer riscos à segurança, especialmente de crianças.
Comentários: