Os brasileiros estão movimentando as eleições nos colégios eleitorais fora do Brasil. Estados Unidos, Portugal e Japão são os maiores pontos de votação no exterior e somam cerca de 330 mil eleitores brasileiros aptos a votar.
Desde o início do horário, filas de brasileiros são vistas fora dos colégios eleitorais. Nos Estados Unidos, cerca de 183 mil eleitores são esperados para exercer o direito de voto. Em Portugal, mais de 40 mil são previstos, no entanto, já foi registrado o primeiro crime eleitoral no país. A ocorrência indicou que uma pessoa brasileira tentou votar no lugar de outra pessoa, impugnando a urna e anulando 59 votos, conforme divulgado.
No Japão, 76 mil brasileiros podem se dirigir aos locais de votação organizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), com o apoio da rede consular brasileira no país.
A votação no exterior ocorre das 8h às 17h, de acordo com o horário local de cada país. O tempo de votação de nove horas no total, o mesmo para o Brasil. Outro detalhe importante, os cidadãos que têm domicílio eleitoral fora do país só podem votar para presidente da República.
Comentários: