As demandas comuns do final de ano, como férias, matrículas escolares, viagens, e o período de festas, provocam uma média de até 30% de aumento nas solicitações de serviços no IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz).
Para que as pessoas evitem contratempos na hora de conseguir o RG (Registro Geral), a direção do IIOC recomenda que todos aqueles que precisarão da 1ª ou 2ª via do documento nesta época, que procurem com antecedência os postos de atendimento tanto na Capital, como no interior.
“O Instituto de Identificação nesses meses de dezembro e janeiro próximo está trabalhando de forma intensa e eficiente para que o cidadão possa ter acesso e facilidade em solicitar o seu RG”, disse o diretor do Instituto de Identificação Odílio Cruz, Hênio Stânio Lima Andrade.
Ele ressaltou que todos os postos da Capital e do Interior estão funcionando e que em casos de prioridade ou urgência para a emissão do RG, o cidadão deve informar no momento do atendimento.
“O prazo médio para entrega do documento é de 10 dias. Contudo, sabemos que algumas demandas são urgentes e por isso a pessoa deve conversar com o atendente no posto que for e procurar saber se ela se enquadra em alguma urgência”, afirmou.
LOCAIS DE ATENDIMENTO
Em Boa Vista o IIOC tem duas unidades de atendimento: a sede, localizada na Av. Venezuela, 2083, bairro Liberdade, com horário de atendimento entre 7h30 e 19h30 e um posto avançado dentro da Casa do Cidadão, na Rua N5, bairro Senador Hélio Campos.
No interior, os municípios de Pacaraima, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Iracema, Caracaraí, São Luiz, São João da Baliza e Rorainópolis também contam com postos de atendimentos com funcionamento de segunda à sexta, de 7h30 até às 13h30.
Boa Vista registra maior demanda de emissão de RG - Um levantamento feito pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz expõe os dados de emissão de RG em Boa Vista e no Interior de Roraima nos últimos dois anos.
De acordo com os dados, a capital Boa Vista se destacou com a maior quantidade de solicitações do documento nos últimos dois anos. Conforme os dados, até a metade de dezembro deste ano de 2022 foram emitidos 40.933 documentos, sendo 13.510 de 1ª via e 27.423 solicitações de 2 ª via.
No ano passado, a Capital registrou 27.211, sendo 8.019 solicitações de 1 via e 19.192 de 2ª vias emitidas. Quando comparados, os dados representam um aumento de 49,2% em 2022.
Os dados do IIOC mostram ainda que em 2022 foram emitidos 15.060 documentos no interior do estado. Os três municípios que mais emitiram o documento foram: Rorainópolis (2.658), Caracaraí (2362) e Normandia (2.152). Iracema teve a menor demanda, 560 solicitações.
Em 2021, foram 5.703 no total. Os municípios de Caracaraí (1.318) e Iracema (829) registraram a maior demanda.
De acordo com o Hênio, o resultado foi possível devido a política de trabalho adotada pelo Governo do Estado.
“Neste ano o nosso objetivo era levar o IIOC para mais perto da sociedade e possibilitar que as pessoas tivessem mais acesso ao nosso serviço. Ações como estender o horário de atendimento na sede, abrir novos postos de atendimento avançado no interior e realizar mais atividades itinerantes foram adotadas e mostram que estamos no caminho correto”, avaliou Hênio.
Comentários: