A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) anunciou a abertura das matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual de ensino em Roraima. As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 06 e segue até 17 de janeiro de 2025 na capital, e de 06 a 30 de janeiro nos municípios e comunidades indígenas.
Com mais de 3.800 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas presencialmente, mediante apresentação de documentos pessoais, em diversas escolas estaduais distribuídas entre a capital e o interior. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular.
Mobilização nas escolas
Diversas unidades escolares estão intensificando as ações de divulgação para atrair novos alunos. A Escola Estadual Ana Libória, no bairro Mecejana, por exemplo, realiza panfletagens em semáforos e feiras públicas, além de utilizar propaganda móvel para divulgar as vagas nos segmentos 2° e 3° da EJA e no Ensino Médio Regular Noturno. Segundo a gestora Maria Luzia de Melo, essas ações têm mostrado resultados positivos todos os anos.
Na Escola de Tempo Integral Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro, a expectativa também é alta. "Tem muita gente querendo reservar vagas ainda em dezembro, mas deixamos claro que as matrículas ocorrerão apenas no período estipulado pelo edital", explicou o gestor Paullynele Pantoja.
Distribuição das vagas
As vagas estão distribuídas entre diversas escolas da rede estadual:
-
2° segmento (6° ao 9° ano do Ensino Fundamental): Colégios Estaduais Militarizados Maria e Lourdes Neves, Tancredo Neves, Fernando Granjeiro de Menezes, Maria Nilce Brandão, e Escolas Estaduais Ana Libória, Fagundes Varela, Raimunda Nonato, Monteiro Lobato e Maria das Neves Rezende.
-
3° segmento (1ª a 3ª série do Ensino Médio): Colégios Estaduais Militarizados Luiz Ribeiro de Lima, Maria Sônia de Brito Oliva, Tancredo Neves, Fernando Granjeiro de Menezes, Maria Nilce Brandão, e Escolas Estaduais Ana Libória, Monteiro Lobato, Voltaire Pinto Ribeiro, Maria das Neves Rezende e Maria das Dores Brasil.
No interior do estado, estão previstas 1.567 vagas para atender a demanda regional.
Expansão da oferta de ensino
Para 2025, a Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja) confirmou a reabertura das modalidades EJA no Colégio Estadual Militarizado Maria Nilce Brandão e na Escola Estadual Maria das Neves Rezende, fortalecendo o compromisso com a inclusão educacional.
Documentação necessária para matrícula
Os interessados devem apresentar:
-
Documento de identificação (RG ou certidão de nascimento/casamento);
-
Duas fotos 3x4 recentes;
-
Comprovante de residência atualizado.
Educação transformadora
A secretária adjunta de Educação Básica, Raimunda Rodrigues, reforçou a importância do programa: "A EJA é uma oportunidade de transformação de vidas, permitindo que jovens e adultos retomem seus estudos e busquem melhores oportunidades".
Programas de qualificação
Por meio do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, lançado em 2024, o Governo Federal visa ampliar a oferta de matrículas, reduzir o analfabetismo e promover inclusão social por meio da educação.
Serviço:
-
Período de matrícula na capital: 6 a 17 de janeiro de 2025
-
Período de matrícula nos municípios e comunidades indígenas: 6 a 30 de janeiro de 2025
-
Central de Matrículas: 21 a 30 de janeiro de 2025, na Praça do Centro Cívico, Nº 550, Centro, das 7h30 às 13h30
-
Documentos necessários: Documento de identificação, duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência atualizado
-
Call Center: 0800 746 4615
Comentários: