Durante a Maior Feira da Agricultura de Roraima, empresários e produtores expõem as últimas atualizações do mercado para o desenvolvimento do setor agrícola do estado. Ainda na fase de testes, as cultivares são cuidadosamente selecionadas e plantadas para avaliação do desempenho da espécie em condições controladas. Os resultados positivos de todo esse estudo estão à disposição dos produtores rurais no Centro de Difusão Tecnológica (CDT).
Para esta edição da AgroBV foram plantadas 17 cultivares de soja, 25 variedades de milho, 8 espécies de capim, 1 tipo de planta de cobertura, além de 2 cultivares de girassol. Ao todo, os talhões ocupam uma área de 22 hectares do campo experimental. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, as novidades deste ano têm se adaptado bem ao solo roraimense.
“Temos mais de 20 materiais diferentes em teste no campo experimental e até agora os resultados de adaptação para esses materiais estão bons e no mês de outubro já temos o resultado de produtividade, tanto de soja quanto de milho. Temos também parceria com empresas que trouxeram novos materiais de capim e a adaptação está sendo bem expressiva”, disse.
Tecnologia das cultivares
Características como resistência à doenças, produtividade, qualidade do fruto e adaptação ao solo e clima local são levadas em consideração pelo produtor do campo ao adquirir as cultivares a serem plantadas. Segundo o consultor técnico da empresa Potência Agrícola, Jakson Negri, entre os talhões de soja da AgroBV, tem uma nova espécie que ainda não foi cultivada no estado.
“Trouxemos para a feira, o manejo que a gente posiciona para os nossos clientes a nível campo. Temos cultivar que até então nunca tinha sido plantada no estado, são espécies novas e com tecnologia. É uma novidade desenvolvida no Centro-Oeste do país, nos estados do Mato Grosso e Goiás. Mas até agora tem tido um ótimo desempenho em Roraima”, destacou.
Ao longo dos anos, a AgroBV se tornou a maior feira de negócios do estado, espaço anual em que produtores do agro e agricultura familiar aproveitam para troca de experiência, comercialização de produtos e serviços. Técnico em agropecuária da empresa Arco Norte Fertilizantes, Márcio Bonkoski, os profissionais estão expondo a cultivar de milho mais plantada em lavouras de todo o país.
“O grande diferencial desse material é a sanidade e o baixo fator de reprodução de praga nativa de solo roraimense. Este material de milho é cultivado aqui em Roraima há alguns anos, logo possui uma boa aceitação dos produtores locais. Inclusive neste ano, o estado vai ter uma produção recorde de grãos para comercialização nos meses de novembro e dezembro”, disse.
Investimento da prefeitura
Implantado pela Prefeitura de Boa Vista em 2018, o campo experimental é voltado para investimento em novas tecnologias do campo que ficam à disposição dos agricultores de Roraima, oferecendo vantagens econômicas significativas. Desde então, o Centro de Difusão Tecnológica possui um banco de dados com armazenamento de informações para que o produtor possa ter acesso às melhores opções de cultivares.
Comentários: