A Igreja celebra o dia de São Francisco de Assis nesta terça-feira (04). As comunidades da Diocese de Roraima preparam uma programação animada para festejar o padroeiro dos animais.
Nesta manhã, a Paróquia de São Francisco começou o dia com celebração do batismo de crianças da igreja e com uma bênção aos animais. Muitos fiéis levaram seus cachorros e gatos para receberem a benção. O devoto, Charles Nascimento, conta que todos os anos leva suas duas cachorrinhas devido a intercessão do santo na saúde de uma das pets.
“É uma gratidão por tudo que tem me proporcionado na vida dela. Também, porque uma delas chegou doentinha para a gente e outra já passou por um momento difícil. Pedimos a graça a São Francisco e ele tem nos ajudado, por isso todo ano estamos aqui em agradecimento”, contou o rapaz.
Além de padroeiro dos animais, São Francisco também é reconhecido pela vivência da pobreza e pelo encontro do sentido da vida no Evangelho, seguindo o exemplo de Jesus. Para alcançar o ápice da festividade, duas comunidades da Diocese ainda realizarão a missa festiva.
Na Paróquia de São Francisco das Chagas haverá a procissão, às 17h, seguida da Santa Missa. A igreja está localizada na Avenida Capitão Júlio Bezerra, bairro São Francisco. Na Diaconia Missionária, a comunidade de São Francisco de Assis celebrará a missa às 19h30. A capela está localizada na rua Turquesa, 388, bairro Jóquei Clube.
São Francisco de Assis
Francisco nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de um rico comerciante e de família nobre da Provença. Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz que lhe pedia para "servir ao amor e ao Servo". Pouco a pouco, com muita oração, Francisco sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens e “comprar a pérola preciosa” sobre a qual ele lera no Evangelho.
Depois de cinco anos, Francisco vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, e pediu permissão para viver com ele. Após um tempo, renunciou também à sua herança e passou a viver com o mínimo. Francisco começou a anunciar a verdade, no ardor do Espírito de Cristo. Convidou outros a se associarem a ele na busca da perfeita santidade, insistindo para que levassem uma vida de penitência, sempre ajudando os mais necessitados e marginalizados, incluindo a natureza, os animais e os seres humanos. Toda a criação.
Comentários: