A Igreja Católica celebra neste sábado, 16, a festa em honra a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Boa Vista, que este ano tem como tema: Nossa Senhora do Carmo, luz das nações.
Hoje,15, é o último dia do tríduo que iniciou na última quarta-feira,12. A comunidade participa desse momento que antecede a festa com missas (às 18h30), orações e muita devoção à virgem do Carmelo.
Por muitos anos aqui em Roraima a festa de Nossa Senhora foi celebrada no dia da Imaculada Conceição, dia 08 de dezembro, apesar da tradição presente até hoje, também celebramos com toda a igreja no dia 16 deste mês.
Padre Josimar Lobo, pároco da Matriz, informa que a programação para a festa envolve os fiéis e é bem diversificada.
“No dia 16 teremos a missa solene a partir das 18 horas, com a coroação de Nossa Senhora e um momento muito forte de louvor e devoção à santa Mãe de Deus, e nossa, intitulada Nossa Senhora do Carmo. Em seguida teremos um momento com a comunidade com comidas típicas, brincadeiras e comunhão”, destacou.
A Igreja Nossa Senhora do Carmo começou como uma capela bem pequena construída pelos padres carmelitas em 1725. Anos depois, os carmelitas deixam a região, que passa a contar com a presença dos padres franciscanos, cuja missão é a catequese em algumas regiões da Amazônia. Em 1856, eles constroem uma capela maior para Nossa Senhora Carmo e, dois anos depois, em 1858, ela foi transformada em Igreja Matriz. As atividades religiosas em Boa Vista ficam com os franciscanos até 1909, quando outra Congregação chega à Amazônia. Desta vez, foram os Beneditinos que assumiram a educação religiosa dos fiéis e a gestão da Matriz Nossa Senhora do Carmo.
O templo da santa carmelita, reconhecido como o mais antigo de Roraima, e o único que os Beneditinos construíram na região, foi em realidade reconstruído na década de 1920. O templo ganhou novas dimensões e, até hoje, mantém suas características germânicas, cuja arquitetura mantém a singeleza e a suavidade dos Beneditinos.
O tombamento veio em 1990 com o reconhecimento do seu valor histórico e artístico para cidade de Boa Vista. Nos anos de 2005 e 2007, a Igreja Matriz é mais uma vez reformada e enche de orgulho a população, sobretudo, os seus devotos. (fonte:CREA/RR)
Padre Josimar, reforça o convite aos cristãos e devotos de Nossa Senhora do Carmo.
“Contamos com você! Venha celebrar conosco esse momento tão especial que é o dia da padroeira da nossa Diocese”, frisou o Pároco.
Vale lembrar que a missa será transmitida pela Rádio Monte Roraima Fm (107,9) a partir das 18h deste sábado.
Comentários: