A Diretoria de Políticas de Educação a Distância do Instituto Federal de Roraima (IFRR) incluiu no planejamento para os próximos quatro anos, iniciando no primeiro semestre de 2025, a oferta de 2.827 vagas em nove cursos de graduação e nove especializações lato sensu (tabela disponível ao final). A execução ocorrerá por meio dos cinco campi do IFRR, chegando aos 15 municípios de Roraima. O custeio dessa oferta está estimado em R$ 3,3 milhões.
Para as novas vagas, o IFRR concorreu ao Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de fomento de até 290.000 novas vagas em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na modalidade EaD nas instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é implementar turmas nos municípios mantenedores dos Polos EaD UAB no país.
Em Roraima, os 18 novos cursos se somam aos 12 cursos em andamento pela UAB no âmbito do IFRR. De acordo com o coordenador-geral da UAB-IFRR, Emanuel Bezerra, tanto a alocação das vagas quanto a definição dos cursos foram amplamente discutidas em um intenso processo de articulação junto aos campi do IFRR, coordenadores de polo/UAB, com o Instituto de Educação de Roraima (IERR) e instituições públicas de ensino superior que já ofertam cursos em EaD nos municípios, como Universidade Federal de Roraima e Universidade Estadual de Roraima. “Nossa intenção com toda essa articulação foi saber o que os campi poderiam ofertar, se eram cursos adequados para a realidade deles e se outras instituições já ofereciam, para evitar duplicidade de cursos numa mesma localidade”, explicou.
Para a diretora da Dipead, Solange Almeida Santos, o IFRR está em fase de expansão da modalidade EaD, buscando, simultaneamente, aprimorar a qualidade de suas ofertas. “O objetivo é proporcionar um ensino a distância de excelência, utilizando recursos tecnológicos de forma eficaz para criar uma experiência de aprendizagem enriquecedora e significativa. Isso inclui o uso de plataformas que fomentam a colaboração e o engajamento dos alunos”, comentou.
Comentários: