O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está aderindo ao novo Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências (Re-Saber), do Ministério da Educação (MEC). A comunidade pode encaminhar as contribuições, no período de 3 a 14 de outubro, para o e-mail.
Substituindo o antigo Certific, o Re-Saber atua igualmente no reconhecimento formal dos saberes e competências acumulados por trabalhadores ao longo da vida, comprovado por meio da certificação que pode ser equivalente a um curso de qualificação, técnico, superior de tecnologia ou de licenciatura em educação profissional e tecnológica.
No IFRR, a política institucional do Re-Saber é estabelecida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), conjuntamente, e executada pelos campi por meio dos setores de ensino e de extensão.
A diretora de Políticas de Extensão, Articulação e Parcerias, professora Francimeire Sales, esclarece que, depois da aprovação do documento pelo Conselho Superior da instituição (Consup/IFRR), as pró-reitorias irão disseminar nas unidades informações sobre a importância dessa política para os trabalhadores e fala sobre os profissionais alvo para a certificação. “A certificação é voltada para os profissionais que tenham prática, mas não tenham a formação”.
A regulamentação interna está em fase de formulação, e a minuta do documento pode ser consultada.
Comentários: