A Secretaria de Educação e Desporto, por meio do Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação (Cadah/S), abriu as inscrições para a "I Jornada de Neurociência e Educação: Contribuições para as Práticas Pedagógicas em Altas Habilidades/Superdotação". O evento ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2024, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR) - Campus Boa Vista.
As inscrições estão abertas até 7 de agosto e podem ser realizadas pelo link. O público-alvo inclui familiares de alunos do Centro, professores e interessados no tema.
A I Jornada de Neurociência e Educação visa disseminar conhecimentos sobre práticas pedagógicas baseadas na neurociência, abordando as necessidades dos estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O objetivo é identificar e valorizar estudantes da Educação Básica com potencial elevado em áreas intelectuais, acadêmicas, de liderança, psicomotricidade e artes.
O evento também celebra o Dia Internacional da Superdotação, em 10 de agosto, trazendo discussões sobre os desafios enfrentados pelos superdotados e desmistificando preconceitos. A programação contará com palestras da Professora Stela Damas, diretora do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima, do médico neurologista Rui Guilherme e da médica neuropediatra Charlotte Buffi Bríglia.
O Papel do Cadah/S
O Cadah/S é uma instituição vinculada à Seed e tem como missão oferecer suporte pedagógico para incluir estudantes com AH/SD no Atendimento Educacional Especializado. Com base em experiências acumuladas, o Cadah/S propõe este evento para fortalecer práticas pedagógicas que beneficiem esses estudantes.
A diretora do Centro, Yasnara Silveira de Medeiros, destacou a importância do evento: “Entendemos a relevância desse evento para a comunidade, proporcionando capacitação e momentos de reflexão sobre os alunos neurodivergentes. Vamos trazer três profissionais renomados, que se destacam no Estado de Roraima pela competência nas distintas áreas do conhecimento.”
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