O feriado da Proclamação da República foi prolongado e muitos lugares voltam à programação normal nesta quarta-feira, 16. Mas, na Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) o trabalho não parou. De sábado, 12, até terça-feira, 15, foram 1.203 entradas na Emergência. Deste total de primeiros atendimentos, 326 retornaram com resultados de exames.
É na Emergência onde acontece a triagem dos casos e os considerados mais leves, que não são de urgência, são encaminhados à UBS integrada, onde o atendimento é garantido. Desta forma, o HCSA cumpre a proposta de desafogar a Emergência. Só neste feriadão, 415 atendimentos foram encaminhados e realizados na UBS.
De acordo com Laudineia Barros, diretora de Emergência, o dia em que o HCSA registrou mais atendimentos foi na segunda-feira, dia 14. Foram 417. Destes, sete foram remoções de indígenas, casos considerados mais complexos. “Neste dia, também registramos muitas internações e, por conta disso, os atendimentos acabaram sendo um pouco mais demorados”, destacou.
Laudineia ressaltou ainda que, durante o feriadão, muitas crianças deram entrada na unidade para a realização de suturas. “Por conta dos passeios e das brincadeiras, é comum o aumento desses casos. Esses atendimentos também requerem mais tempo que o normal”, disse.
O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) é o único hospital infantil que atende pacientes da capital, dos demais municípios de Roraima e dos países vizinhos, como a Guiana e a Venezuela.
Comentários: