Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) promove, nesta sexta-feira (25), uma ação especial voltada para os doadores regulares. A programação terá início às 7h30, com a realização de um café da manhã. Atualmente, a unidade conta com 247 doadores regulares.
“Nós estamos na semana nacional do doador fidelizado, que é aquele doador regular que assumiu o compromisso de ajudar outras pessoas, independente de nós, enquanto captação, estarmos convocando para a doação. Esse doador sabe de responsabilidade e ele acredita que com a doação, vai realmente salvar vidas e se tornar um herói”, destacou a assistente social do setor de captação do Hemoraima, Rejane Dias.
Instituída por meio da Lei nº 53.988/1964, o Dia Nacional do Doador de Sangue tem como finalidade ressaltar a importância da doação no país. Com a realização de Copa do Mundo e a proximidade de festejos de final de ano, a data ganha ainda mais relevância.
“Aqui em Roraima, nós precisamos muito que esses doadores se tripliquem, uma vez que só temos esta unidade e ele abrange todo o Estado, fornecendo esses hemocomponentes para todas as unidades hospitalares. Por esse motivo, é importante que sempre estejamos com os nossos estoques elevados”, frisou.
Dentre os doadores mais assíduos está o estudante Pedro Santos, de 25 anos. Sua primeira doação ocorreu em 2016, durante uma campanha da Igreja Adventista, mas foi só em 2020 que ele passou a comparecer ao Hemoraima de forma regular.
“É muito gratificante saber que estou sendo solidário com uma pessoa apenas com esse simples gesto. Minha última doação foi em outubro, durante o curso de formação da polícia penal, onde fizemos uma campanha. Se tudo der certo, em dezembro vou fazer mais uma [doação]”, comentou.
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.
Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98414-0726.
Comentários: