Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Utilidade Pública

Hemocentro fará cadastro de novos doadores a partir de janeiro de 2023

Roraima tem atualmente 8.073 cadastros de possíveis doadores de medula óssea, sendo que 465 cadastros foram realizados este ano.

Hemocentro fará cadastro de novos doadores a partir de janeiro de 2023
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) dará início ao cadastro de novos doadores de medula óssea em Roraima a partir de janeiro de 2023. Neste ano, Roraima atingiu a meta para o período estabelecida pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), alcançada em junho.

“Não paramos de tentar sensibilizar as pessoas para a doação de medula óssea. Então, a partir de 2023, vamos começar novamente a cadastrar novos doadores”, ressaltou a enfermeira da captação do Hemoraima, Liliana Bezerra.

O transplante de medula pode ser indicado para tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças, incluindo a maioria dos tipos de leucemias.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de dez brasileiros devem ser diagnosticados com a doença este ano, e no caso de Roraima, dois pacientes encontravam-se em tratamento contra a leucemia pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR).

Liliana lembra ainda que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de um em cada 100 mil pessoas, em média.

“Doar medula óssea é permitir que outra pessoa continue vivendo, e o doador tem esse poder. A medula auxilia nisso, pois são pessoas que já estão em uma situação crítica, e a doença não vai regredir se não houver o transplante”, afirmou.

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO

De 14 a 21 de dezembro acontece no país a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea. No entanto, devido a cota anual já ter sido alcançada pelo Estado, o Hemoraima não participará da mobilização.

Roraima tem atualmente 8.073 cadastros de possíveis doadores de medula óssea, sendo que 465 cadastros foram realizados este ano, alcançando assim a cota anual estabelecida pelo Redome para o Estado.

 COMO DOAR?

Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, além de não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

 

Outras informações ou até mesmo agendamento podem ser solicitadas no número (95) 98404-9593.

 

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)