Em cumprimento às negociações temporárias de cessar fogo, mais um grupo de reféns foi solto pelo grupo Hamas neste domingo (26). Entre os 17 reféns, 13 são israelenses, sendo oito crianças e cinco mulheres, além de quatro tailandeses, em mais uma rodada de trocas com Israel como parte da trégua temporária. Já o Estado Judeu libertou 39 palestinos, sendo 6 mulheres e 33 crianças.
Os reféns que estavam em poder do Hamas foram entregues à organização humanitária Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Gaza e, de lá, foram levados para o Egito e encaminhados posteriormente para hospitais de Israel.
As informações são da agência de notícias Reuters e da agência de notícias palestina WAFA.
A previsão é de que o cessar-fogo dure apenas quatro dias e pode ser encerrado nesta segunda-feira (27), mas autoridades envolvidas nas negociações, lutam para estender o período de trégua.
Como parte do acordo iniciado na última sexta-feira, o Hamas concordou em libertar durante os quatro dias pelo menos 50 mulheres e crianças israelenses mantidas reféns em Gaza, enquanto Israel libertaria 150 mulheres e menores palestinos das suas prisões.
Esta é a primeira interrupção do conflito desde que os combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e fazendo cerca de 240 reféns. Em resposta, Israel lançou bombas e projéteis sobre o território palestino e realizou uma ofensiva terrestre no norte. Até o momento, cerca de 14.800 pessoas, aproximadamente 40% delas crianças, foram mortas, informaram as autoridades de saúde palestinas.
Comentários: