Como forma de garantir o direito da população privada de liberdade à saúde, o Governo de Roraima realiza, entre esta quinta-feira, 19, e sábado, 21, um mutirão de atendimentos odontológicos voltados aos reeducandos da Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo), localizada na zona rural de Boa Vista.
O mutirão, fruto de parceria entre a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e a Sesau (Secretaria de Saúde), oferta procedimentos de limpeza, raspagem, restaurações odontológicas e extração e urgência, para os casos considerados mais graves.
A ação, que deve atender cerca de 250 internos da unidade, segue a rotina de garantia de direitos dos reeducandos de todas as unidades prisionais do Estado, dando acesso à saúde, educação e projetos voltados à ressocialização.
“A gestão do governador Antonio Denarium não tem medido esforços para garantir que o sistema prisional do Estado seja referência para todo o Brasil tanto em segurança pública quanto em direitos humanos. Os internos das unidades de detenção podem sim recomeçar a vida após cumprirem a pena e parte do processo são por ações como esta”, declarou o secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira.
O mutirão de atendimento odontológico ocorre pelo menos a cada três meses em todas as unidades penitenciárias do Estado, conforme demanda. Pereira também frisou que todas as cadeias, penitenciárias e presídios de Roraima possuem unidades básicas de saúde para prover o que é previsto na LEP (Lei de Execução Penal).
“O Governo garante essa assistência, inclusive com o fornecimento de medicamentos e insumos para trabalhar com a saúde dos reeducandos”, ressaltou.
A responsável técnica da Unidade Móvel Itinerante Odontológica, Aline Amâncio, esclareceu que os serviços ofertados para os internos são os mesmos ofertados corriqueiramente para qualquer cidadão nas ações em que a equipe atua.
“É importante a parceria da Sesau com a Sejuc para oferecer uma população que tem um pouco mais de restrição a esse tipo de atendimento. É bem interessante para essa população, que também necessita de todos os cuidados básicos de atenção à saúde, ao ser humano”, disse.
ATENDIMENTOS
O trabalho desenvolvido pelo Governo de Roraima voltada à saúde dos reeducandos abrange vários serviços, como atendimento médico e odontológico, dispensação de medicação com a farmácia, serviços de enfermagem, psicologia, serviços social e dermatologia, conforme explicado pela coordenadora de saúde da Pamc, Ana Cláudia Oliveira.
“Sempre que a gente tenha algum problema que a gente precise ter esse apoio da Itinerante, a gente sempre está acionando e tendo esse retorno para dar esse suporte maior com relação à mutirão e/ou à ação de saúde que estamos sempre realizando aqui na Pamc”, reforçou Oliveira.
Comentários: