Que visa garantir um atendimento especializado, humanizado e integral às vítimas de violência doméstica e familiar no estado.
A coordenação do programa será exercida pela COPDCDH (Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos) e efetivada no âmbito do CPC (Comando de Policiamento Capital) e do CPI (Comando de Policiamento do Interior). A ação integra a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar.
Visando ampliar o atendimento, o Ronda terá viatura própria caracterizada, identificada e ocupada por policiais, sendo uma do sexo feminino, capacitados para o atendimento humanizado de ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres.
“Mais uma ação do Governo do Estado em proteção às mulheres. Faremos um trabalho integrado entre a Polícia Militar e a Polícia Civil levando total proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. A nossa missão é proteger todas as mulheres de qualquer tipo de agressão”, disse o governador Antonio Denarium.
Neste primeiro momento o programa será efetivado no 1º e 2º Batalhão de Polícia Militar, sediados em Boa Vista, e nos municípios de Rorainópolis, 3º Companhia Independente do CPI, São Luiz do Anauá, São João da Baliza Caroebe, 6º Companhia Independente do CPI, podendo ser expandido conforme a necessidade.
Segundo o comandante geral, a ação corrobora com o trabalho já realizado pela PMRR no atendimento também preventivo destinado às mulheres e às famílias.
“O Ronda AME – Maria da Penha faz parte de uma rede de proteção às mulheres e veio para somar ao trabalho que fazemos com um atendimento Mutilo Especializado. Ele começa antes, durante e depois da ocorrência com o acompanhamento das famílias, protegendo a dignidade da pessoa humana”, destacou o comandante da PMRR, coronel Miramilton Goiano.
Serão empregadas quatro viaturas tipo modelo S10 e três viaturas modelo Yaris sedan. Sendo uma caminhonete cedida do programa “Polícia na Rua” e três adquiridas junto à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para o programa.
A atuação do Ronda Ame - Maria da Penha compreenderá os três vieses da política de prevenção: prevenção primária, realizada por meio de palestras educativas para crianças, adolescentes e adultos de ambos os gêneros, abordando temas como a Lei Maria da Penha, a identificação dos tipos de violência, além da realização e participação em eventos relacionados ao tema.
A prevenção secundária, por meio de visitas solidárias programadas e assistidas. E por último a prevenção terciária, realizada por meio dos atendimentos de ocorrências policiais, operações e prisões de infratores com base na tipologia penal.
A subcomandante geral, Valdeane Alves, mencionou que Roraima tem números expressivos de ocorrências de violência contra a mulher e destacou a relevância do programa Ronda Ame.
“Essa é uma ação muito importante considerando que os crimes relacionados à violência doméstica são de grande incidência em Roraima. Então o Governo vem justamente com o foco de combater e reduzir as práticas criminosas. É um atendimento feito por policiais capacitados, com um olhar diferenciado para esse tipo de ocorrência”, relatou Valdeane.
Comentários: