O setor de atendimento da Desenvolve Roraima foi transformado em um grande salão para uma Roda de Conversa com empreendedoras do programa Potencializando Mulheres, ontem, quarta-feira (13), um trabalho realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR).
Os temas abordados foram Gestão Empresarial e Crédito Consciente com foco no planejamento, finanças e inadimplência.
“A roda de conversa foi uma oportunidade da capacitação empreendedora e principalmente de uma consultoria por meio dessa parceria com o Sebrae-RR para que elas possam ter, por meio de troca de experiência, o sucesso alcançado de forma eficaz e rápida”, destacou o presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes.
Na ocasião, o Governo do Estado por meio da Desenvolve Roraima liberou mais de R$ 100 mil para 20 empreendedoras do Programa Potencializando Mulheres que participaram da Roda de Conversa. Mais de 70% da procura pelo Microcrédito Empreendedor é feita por mulheres dos diversos segmentos como moda, beleza, alimentação, confecções entre outros.
“Estas mulheres estão sendo fortalecidas com este recurso com carência de seis meses para utilizar o recurso principalmente na aquisição de mercadorias para revenda e equipamentos necessários para produção para que elas possam ter sucesso na sua atividade empreendedora”, ressaltou Adailton.
A empreendedora Eurídia Silva trabalha com vendas há 3 anos e agora resolveu abrir o próprio negócio. Ela soube da Desenvolve Roraima por meio de uma amiga. “Eu fiz o cadastro, esperei alguns dias, fizeram várias perguntas, pediram para eu aguardar e em um mês me ligaram dizendo que eu fui aprovada. Aqui [na Desenvolve Roraima], as parcelas são muito boas, porque além de darem uma carência de seis meses, dá para você se organizar e poder pagar as parcelas”, enfatizou.
O superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú, explicou que o pequeno empresário muitas vezes têm dificuldades para operar o crédito quando precisa de garantias maiores. “Por isso, o Sebrae-RR criou o Fundo de Aval chamado FAMPE que permite aos empresários de pequeno porte terem acesso a esse crédito maior”, detalhou.
Segundo ele, o pequeno empresário passa acessar uma linha de crédito mais estruturada que exige uma garantia e o FAMPE cobre essas garantias pois o Sebrae entra como se fosse um avalista desse empresário de pequeno porte oferecendo um crédito maior.
Comentários: