A participação da delegação roraimense com 227 integrantes nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) 2023 está garantida. O Governo do Estado disponibilizou todas as passagens aéreas para alunos-atletas, técnicos e dirigentes. A entrega das passagens foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.
A competição esportiva vai ocorrer entre os dias 27 de outubro a 9 de novembro em Brasília (DF). Os JEBs são realizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), órgão responsável por toda logística e organização do evento.
Este ano, a CBDE contou com a parceria dos Estados para o envio de suas delegações. O investimento com a aquisição das passagens aéreas foi na ordem de R$ 1 milhão, do Tesouro Estadual.
“A delegação do Estado não poderia ficar de fora de um evento esportivo tão importante como os JEBs. Nosso Governo tem investido muito no esporte local, com a entrega de passagens aéreas para competições nacionais e internacionais, além de recuperar espaços esportivos como ginásios, quadras, campos e parques aquáticos”, destacou o governador Antonio Denarium.
O secretário da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Nonato Mesquita, parabenizou todos os atletas que vão representar Roraima na Capital Federal e ressaltou o trabalho dos professores.
“Quero parabenizar todos os professores de Educação Física que estão no dia a dia na escola, na quadra, treinando com os nossos alunos e trabalhando o respeito, disciplina, trabalho em equipe, obediência, entre outros valores importantes para a formação dos nossos jovens e adolescentes”, disse Nonato.
PARCERIA
Em Roraima, a parceria do Governo do Estado por meio da Seed com a Federr (Federação de Desporto Escolar de Roraima) tem fortalecido o esporte escolar.
O presidente do órgão, Gean Menezes, afirmou que o trabalho em conjunto tem um objetivo em comum: a promoção da prática esportiva nas escolas da rede.
“O envio de toda a delegação pelo Governo do Estado para os Jebs vem demonstrar o compromisso e o respeito com nossos atletas e também com o trabalho dos técnicos e professores”, disse.
Atletas relatam boas expectativas para representar Roraima na competição
A aluna-atleta da Escola São José, Ayna Crisla, vai viajar pela primeira vez para uma competição nacional. Ela joga na equipe de voleibol do colégio e disse que, apesar do nervosismo, vai batalhar por uma medalha de destaque para Roraima.
“Bate um nervosismo de competir em um estado diferente, mas vou dar tudo de mim na quadra. Estamos treinando bastante, e a cada jogo, a cada amistoso a gente tá melhorando e acredito que dá para trazermos um medalha para casa”, disse Ayna Crisla.
Para estimular a participação dos atletas roraimenses na competição, a campeã mundial de karatê/kumite Larissa Amorim participou da cerimônia e deixou uma mensagem para os atletas.
Ela, que é estudante do Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena, se destacou nos JEBs 2022 e também venceu a Gymnasiade, evento multiesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar, se tornando campeã mundial escolar na categoria cadete (-54kg).
“Foi uma experiência única participar dos JEBs e me classificar para esse campeonato mundial. Essa medalha foi muito importante para mim, para meus pais, para o Estado. Estou muito feliz em estar aqui e contar minha experiência para esses atletas, muitos vão pela primeira vez ou pela segunda vez e tenho certeza que eles também podem se sair muito bem porque nada é impossível”, afirmou a atleta.
OS JOGOS
Os JEBs 2023 são uma importante competição escolar do país que proporciona aos alunos-atletas a oportunidade de um grande intercâmbio esportivo e cultural e de se destacarem nacionalmente.
A competição é destinada a estudantes com idades entre 12 a 14 anos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país. Este ano a estimativa é da participação de mais de 6 mil atletas.
Os jogos serão disputados em 17 modalidades sendo 12 individuais (atletismo/ atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez nos naipes feminino e masculino e, ginástica rítmica, no naipe feminino) e cinco coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia nos naipes feminino e masculino).
Nos JEBs do ano passado, disputados no Rio de Janeiro, a Delegação de Roraima voltou para casa com 25 medalhas na bagagem sendo seis de ouro, oito de prata e 11 de bronze.
Comentários: