O objetivo da transferência da administração é melhorar o atendimento do terminal internacional para a população roraimense. O período de concessão será de 25 anos, com investimento de R$ 4,5 milhões. A Seinf (Secretaria de Infraestrutura) era responsável por gerir o local até o momento da entrega da concessão.
“Toda a estrutura, inclusive na parte de acesso dos ônibus e nas plataformas, será repaginada. Roraima já tem uma grande demanda de passageiros e exigia uma mudança na rodoviária. A concessão para o setor privado vai oferecer uma qualidade maior de atendimento com segurança e acessibilidade à nossa população, aos comerciantes e a todos os usuários”, destacou o governador Antonio Denarium na cerimônia de assinatura da concessão.
Como empresa concedente da Rodoviária Internacional, a Sinart deve repassar pouco mais de 6% mensais da receita líquida do lucro obtido com a operação do espaço para o Governo de Roraima. A transferência administrativa já ocorre a partir da assinatura da concessão e a Sinart fica responsável por tratar e explicar o planejamento e as fases de reforma para os empresários, comerciantes e agências que ocupam o espaço.
Além disso, as operações de embarque e desembarque do terminal não devem ser interrompidas por motivos de reformas, sem acarretar em prejuízos para o público.
No evento, o presidente do conselho de administração da empresa, Eduardo Portugal Pedreira, apresentou as ações que serão realizadas durante o tempo de concessão, que será precedida pela execução para operação, administração, manutenção, conservação, readequação, reforma e modernização de todo o espaço do terminal.
“Enviamos uma equipe de engenheiros, arquitetos e técnicos para fazer uma inspeção, para ter uma ideia clara das demandas que [a rodoviária] tem, talvez alguns sejam até um pouco maiores ou menores do que a gente está estimando. Mas temos consciência do que precisamos fazer, sabemos o que fazer e como fazer. Um dos objetivos é cuidar para evitar os riscos iminentes de acidentes que é uma coisa mais de gestão, de separar o fluxo de pessoas com o fluxo de ônibus, e aos poucos a gente vai apresentar um cronograma de todas as intervenções de obras a serem feitas ao longo do período contratual”, ressaltou.
O presidente do Setrans (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviários Interestaduais), empresário do setor logístico e ex-deputado federal Remidio Monai, explicou que, apesar de a Rodoviária Internacional possuir estrutura antiga, preserva, em geral, um bom padrão de qualidade. No entanto, ele acredita que as inovações sempre são bem-vindas.
“Eu acredito que com essas inovações, com esse investimento que agora está chegando, acredito que poderemos dar uma melhor condição ao passageiro, aos familiares que vão à rodoviária levar ou buscar um passageiro, de eles terem o prazer de chegar no local e encontrarem uma lanchonete, um banheiro acessível, um quiosque de informações e vários outros avanços”, afirmou o empresário.
Atualmente o terminal necessita de reforma geral na estrutura, modernização e adequação dos espaços, para ter condições de funcionalidade e oferecer conforto e serviços de qualidade aos usuários. Repassar a concessão à iniciativa privada é um importante passo para a recuperação do espaço, beneficiando uma parcela significativa da população que utiliza o transporte rodoviário.
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