Implementar o acolhimento de gestantes que recorrem ao HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth), facilitando a construção de vínculos entre os profissionais de saúde. Esse é o principal propósito do programa “Enquanto o Bebê não Chega”, uma ação criada pelo Governo de Roraima em prol do SUS no Estado.
Por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), a iniciativa permite que mães que se encontram no terceiro trimestre de gestação possam fazer um tour pela Maternidade, proporcionando maior segurança na preparação para o parto do bebê. As visitas antecipadas ocorrem desde 2012, porém, tiveram de ser suspensas durante a pandemia de covid-19, sendo retomadas em junho de 2022.
“É um momento muito importante para mantê-las mais calmas, conhecer a nossa unidade hospitalar, os nossos fluxos, conhecer alguns dos profissionais. Isso porque as gestantes se sentem mais calmas quando estão cientes do que esperar e de como será todo o processo”, afirmou a diretora geral do HMI, Laís Blanco.
A tour pela unidade acontece desde a entrada, explicando o processo para adentrar a unidade, como a documentação e triagem. Passando pelos corredores, as mães visitantes conheceram também as salas de parto e pós-parto, salas de exames e até o cartório onde é realizado o registro da criança.
Em seu oitavo mês de gestação, Aline Viana, de 28 anos, está à espera de seu primeiro filho. Isso a tem deixado aflita sobre como seria no dia do parto, mas conhecer a estrutura e profissionais da Maternidade a deixou mais tranquila.
“Antes de fazer a visita eu estava um pouco aflita devido às informações que recebemos pela internet. Mas depois de hoje, eu vi que a realidade é totalmente outra, que não é tudo aquilo que postam. Eu vejo que os profissionais estão ali para nos acolher e fiquei com o coração mais tranquilo”, disse a gestante.
A educadora física Maria Valdenira Magalhães acompanhou as grávidas durante o tour pelo Hospital Materno-Infantil e explicou algumas recomendações em que as mães devem ficar atentas para que saibam quando procurar a unidade.
“Se a gestante sentir alguma perda de líquido, sangramento, se sofreu alguma queda, ou apresentar qualquer sintoma relacionado à gestação, como contrações frequentes e rítmicas ou diminuição da movimentação fetal, a mãe pode recorrer ao Materno-Infantil. Mas isso não significa que com outros sintomas mais sérios elas não devam procurar a unidade”, ressaltou.
Em casos de mal-estar, febre e outros sintomas mais leves, a gestante deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para averiguar a situação.
As puérperas interessadas em participar da visita antecipada podem procurar a Direção de Ensino e Pesquisa da Maternidade, onde será feito o cadastro e agendamento do tour.
O horário de funcionamento do departamento é das 7h às 17h, sem horário para almoço. O HMI fica localizado na avenida Brasil, no bairro Treze de Setembro.
Comentários: