Na noite desta quarta-feira (1º), o vereador Genilson Costa (Republicanos) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Boa Vista para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu no Teatro Municipal de Boa Vista, onde Costa obteve 14 votos, vencendo Aline Rezende (Progressistas), que recebeu nove votos.
A vitória consolida Genilson Costa como o presidente mais longevo da história do Legislativo municipal, acumulando seis anos consecutivos no comando da Casa. O parlamentar contou com o apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas) e do senador Mecias de Jesus (Republicanos). Por outro lado, sua adversária, Aline Rezende, foi apoiada pelo prefeito Arthur Henrique (MDB).
A nova Mesa Diretora da Câmara para o próximo biênio será composta por Júlio Cézar Medeiros (MDB) como primeiro-vice-presidente, Thiago Saraiva (PSD) como segundo-vice-presidente, Tuti Lopes (Podemos) como primeira-secretária, Inspetor Daniel Mangabeira (PDT) como segundo-secretário, e Adnan Lima (DC) como terceiro-secretário.
Além dos próprios membros da chapa vencedora, votaram em Genilson Costa os vereadores: Pastora Carla Messias (Progressistas), Deyvid Carneiro (União Brasil), Ítalo Otávio (Republicanos), Jeu Nunes (PDT), Manoel Neves (Republicanos), Marcelo Nunes (PDT), Professor Thiago Reis (PSD) e Walkiria Ribeiro (Republicanos).
A chapa liderada por Aline Rezende recebeu os votos de: Vavá do Thianguá (MDB), Adjalma Gonçalves (Podemos), Carol Dantas (PSD), Bárbara Falcão (Progressistas), Bruno Perez (MDB), Pastor Gill (Podemos), Roberto Franco (DC) e Thiago Fogaça (MDB).
O resultado final foi marcado por reações divididas entre vaias e protestos de apoiadores da candidata derrotada e aplausos dos aliados de Genilson Costa.
Discurso de união e progresso
Em seu discurso após a proclamação do resultado, Genilson Costa destacou a importância da união e do diálogo entre os agentes políticos para enfrentar os desafios de Boa Vista.
“Recebo com alegria e entusiasmo esta nova responsabilidade de fazer o sol levar ao campo verdes esperanças para todos da nossa capital”, declarou.
O presidente reeleito também ressaltou prioridades para o próximo biênio, incluindo a valorização dos servidores municipais, investimentos na educação, saúde e infraestrutura urbana, além de ações voltadas para o esporte, lazer e cultura.
“Queremos melhor infraestrutura para Boa Vista, menos violência no trânsito, redução dos congestionamentos, mais turistas visitando a nossa capital, mais emprego e renda para a nossa gente, mais concursos públicos, maior apoio à agricultura familiar e mais fomento às ações voltadas para o esporte, o lazer, a cultura e a nossa juventude”, concluiu.
QUEM É GENILSON?
Genilson Costa e Silva nasceu em Boa Vista, no dia 18 de maio de 1981. É casado e pai de quatro filhos. É tecnólogo em Gestão Pública. Iniciou a trajetória política em 2004, quando foi escolhido vereador de Alto Alegre, cargo para o qual seria reeleito duas vezes. No Município, chegou ao posto de presidente da Câmara.
Devido à atuação no interior, Genilson decidiu concorrer a vereador de Boa Vista em 2016, sendo eleito vereador pela primeira vez na capital com 2.431 votos. No cargo, foi reeleito duas vezes, sendo a última em 2024, com 3.744 votos, conquistando a 3ª maior votação.
Em 2021, foi eleito presidente da Câmara boa-vistense pela primeira vez. Sua gestão foi marcada pela aprovação de mais de 900 projetos - principalmente os que tratam da atualização dos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs) de mais de 13 mil servidores municipais -, a tramitação de mais de 35 mil indicações para melhorar a cidade e a criação de eventos como a Cantata de Natal e a Corrida da Câmara.
Comentários: