O projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) iniciou o projeto “Fora da Escola não pode!”. As ações ocorrem nos abrigos da operação acolhida, nos postos de triagem e em ocupações informais da cidade.
O projeto tem o objetivo de apoiar o processo de matrícula escolar de crianças e adolescentes refugiadas e migrantes que vivem em Boa Vista, capital de Roraima. A campanha segue durante o mês de janeiro e acompanhará as famílias na identificação, registro e auxiliar os que estão fora da escola ou alunos com risco de evasão.
O Instituto PIRILAMPOS é um das parceiros do projeto. A presidente do Instituto, Mariann Mesquita, fala que o Pirilampos será essa ponte de matricula entre os migrantes refugiados e a educação.
“ A gente funciona como uma ponte. Da educação não formal dentro do abrigos, dentro dos espaços para a educação formal que essas crianças vão ser introduzidas depois”.
Thais Menezes, é Oficial de Relações Institucional da ACNUR. Ela fala que a Agência servirá de forma mais técnica.
“Entra-se aqui com o apoio para que eles consigam acessar o sistema por meio do Call Center. Posteriormente será a matrícula nas escolas para que essas crianças não fiquem fora do ensino que é um direito básico inclusive para crianças refugiadas imigrantes”.
A imigrante Estefani Carolina é mãe de 3 filhos e está há 3 meses em Roraima, para ela é importante essa ação pois quer um futuro melhor para seus filhos.
“ Para mim é importante, pois quero um futuro melhor para eles, que eles sejam melhores do que eu”, completou.
Comentários: