Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Cultura

Filme “A Queda do Céu”, com Davi Kopenawa, terá sessão especial em Boa Vista no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Evento gratuito para estudantes acontecerá no Roraima Garden Shopping.

Filme “A Queda do Céu”, com Davi Kopenawa, terá sessão especial em Boa Vista no Dia Internacional dos Direitos Humanos
Imagens: Aruac Filmes
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Hutukara Associação Yanomami (HAY) e a Aruac Filmes exibem o filme “A Queda do Céu!”, em sessão única em Boa Vista (RR), nesta terça-feira (10/12), no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a partir das 18h, na sala de cinema da Playarte Multiplex, no Roraima Garden Shopping.

A partir da profecia sobre o fim do mundo, o protagonista do filme Davi Kopenawa, que é xamã e presidente da (HAY), relata questões humanitárias, climáticas e ambientais aos napë pë [os não-indígenas, os brancos]. Em suas palavras, Davi fala do filme e do papel do cinema.

Este filme é para mostrar ao povo da cidade o nosso trabalho, que é diferente, que não machuca a floresta, não machuca a nossa terra-mãe. É para eles sentirem, gostarem e respeitarem o nosso povo, nossa natureza, nossos rios. Assim, as futuras gerações vão continuar escutando a nossa fala. O filme tem uma força e uma energia muito forte. A força da mãe terra está mostrando para que o povo da cidade a respeite.”

O filme é centrado na festa Reahu, ritual funerário e a mais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne centenas de parentes do morto com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento. O longa metragem apresenta a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos xapiri, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a Vingança da Terra.

“A Queda do Céu” é um filme dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, inspirado no livro homônimo de Davi Kopenawa e o antropólogo francês Bruce Albert, fruto de uma relação de 30 anos entre eles. O livro é considerado por muitos especialistas como uma das mais importantes obras contemporâneas.

O filme já ganhou nove prêmios e foi selecionado em mais de 60 festivais no mundo e no Brasil, com produção de Aruac Filmes, mais do que buscar transpor o livro para o cinema, a intenção dos diretores foi elaborar um novo capítulo cinematográfico da obra literária, a partir de uma relação estabelecida desde 2017 com Davi Kopenawa, seu filho Dário Vitório Kopenawa, Bruce Albert, os Yanomami da casa coletiva de Watorikɨ, onde foram feitas as gravações e a Hutukara Associação Yanomami, que é co-produtora do projeto.

 

Estudantes tem entrada livre na sessão

Com a ameaça iminente da queda do céu, e cercados por garimpeiros e epidemias xawara, o xamã Davi Kopenawa e a comunidade Yanomami de Watorikɨ, nos convidam a participar do ritual sagrado Reahu, e confrontam o “povo da mercadoria” com uma contundente crítica xamânica. Para a exibição do filme, além de convidados da Associação Hutukara, estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Instituto Federal de Roraima tem entrada livre, mediante apresentação de identificação de estudantes das devidas instituições.

Com cerca de uma hora e quarenta minutos, durante a exibição, estará presente o protagonista da obra cinematográfica, o xamã e liderança Yanomami, Davi Kopenawa, que fará uma fala de abertura, assim como seu filho Dário Vitório Kopenawa e o diretor Eryk Rocha.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Hutukara
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)