Nesta quinta-feira, 30, a Igreja de Roraima celebrou o Corpus Christi, que simboliza a presença de Cristo na Eucaristia e relembra a morte e ressurreição de Jesus. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Este ano 15 igrejas realizam celebrações, além da procissão que sai da Reitoria Nossa Senhora Aparecida.
No Brasil e em Portugal, centenas de pessoas montaram tapetes multicoloridos com desenhos religiosos, feitos de serragem, flores, pedras, farinha e areia, por onde passam as procissões.
Exemplo disso é Angélica Alves, da área São Raimundo Nonato, que ajudou a fazer um tapete na Comunidade Santana. "Todos os anos, a Área Missionária São Raimundo Nonato realiza a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Escolhemos uma igreja para realizar a confecção destes tapetes. Desta vez, o tapete foi confeccionado na Comunidade Santana e ficou com dez metros de comprimento. Corpus Christi aqui em Boa Vista é sempre no período chuvoso, então, por esse motivo, devido às chuvas, as comunidades optam por fazer os tapetes dentro das igrejas, porque, se fizerem do lado de fora, a chuva os levará."
Pela primeira vez, a jovem Adila Airam, que faz parte da Comunidade Santana, participou da confecção do tapete. "É a minha primeira experiência confeccionando o tapete de Corpus Christi. Eu gostei muito dessa experiência, já tinha participado de outras missas e momentos, mas nunca tinha ajudado a confeccionar o tapete. É um significado muito importante para mim como católica."
A quinta-feira foi marcada por chuva e, mesmo assim, os fiéis realizaram a procissão com fé, como explica o padre Fabiano de Oliveira. "Sobre emoções, é muito gostoso o que nós vivemos. Quando nós entendemos de verdade o que significa, não somente essa nossa participação na Igreja, mas também o ministério de Cristo que reúne e une a sua Igreja. Ele pede para que nós também estejamos prontos para nos unir aos irmãos. Vendo a movimentação das pessoas, especialmente aqui da nossa Área Missionária São Raimundo Nonato, percebemos que, mesmo diante da ameaça de chuva, muitos escolheram participar, mostrando sua dedicação e fé. Para mim, não poderia haver combustível de fé melhor do que essa dedicação que nossos irmãos mostraram nessa caminhada de Corpus Christi."
Corpus Christi significa, em latim, "corpo de Cristo". É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia.
"A data de hoje nos faz recordar a aliança reconfigurada por Jesus, que lembra a antiga aliança de Deus com seu povo, onde se faziam sacrifícios com animais. Em Jesus, esse sacrifício é Ele mesmo que faz, de uma vez por todas, sem necessidade de outros sacrifícios. O que Jesus nos pede essencialmente é que entendamos que Deus não quer sacrifícios, mas sim que sigamos o exemplo de Jesus, que se dá como alimento para nós, fortalecendo-nos enquanto cristãos nessa caminhada desde o nosso batismo rumo à pátria celeste," conclui o padre Fabiano.
Comentários: