Neste domingo, o Parque Anauá recebeu fiéis de todo o estado de Roraima para celebrar a Festa de Pentecostes. A missa foi a única celebrada em toda a Diocese de Roraima e reuniu aproximadamente 5 mil fiéis.
Neste ano o tema da celebração foi “Há diversidades de dons, mas um só é o Espírito” (I Cor 12,4) e teve a participação de todos os movimentos, serviços e pastorais presentes no período de preparação e na celebração.
O administrador diocesano, padre Lúcio Nicoletto, comemorou e agradeceu a unidade vivia por toda a igreja de Roraima na organização da solenidade, “seria impossível realizar isso sem que as pessoas, em primeiro lugar, se sentissem protagonistas. Portanto, agradeço a todos porque essa foi verdadeiramente uma experiência de igreja onde cada um faz a própria parte e se sente responsável”, disse.
A Missa, que foi marcada pela participação dos leigos, também enalteceu a realidade vivida no estado de Roraima, incluindo todos os povos no serviço. As leituras da celebração foram feitas em português, macuxi e também em espanhol.
Para a jovem Varderniza Pereira, da Comunidade Indígena Maturuca, que fez a Segunda Leitura em macuxi, servir na Festa de Pentecostes também foi uma oportunidade de lembrar daqueles que não puderam estar presentes, “é um momento muito gratificante, a gente tá retornando esses eventos grandes e é um momento muito de oração, de comunhão e serviço ao Senhor. Me sinto muito feliz em poder participar, representar também as pessoas não puderam vir e eu sou muito grata por esse momento”, explicou.
A festa foi ainda uma oportunidade para que os fiéis vivessem um abastecimento da força do Espírito Santo e celebrassem a diversidade e a multiplicidade dos dons e carismas se fundam num só compromisso pela evangelização.
“O momento da Eucaristia e celebrações como essas, são um abastecimento primordial do que nós precisamos para remotivar a nossa luta diária. Primeiro para anunciar o evangelho e segundo também para encarar todos os desafios da evangelização”, finalizou padre Lúcio.
Pentecostes – A Festa de Pentecostes é a vivência da vinda do Espírito Santo narrada no capítulo 2 no livro de Atos dos Apóstolos, quando os discípulos e Nossa Senhora estavam reunidos em cenáculo. A Solenidade, que é celebrada 50 dias após a Páscoa, celebra a revelação plena da Santíssima Trindade e o cumprimento da promessa de Cristo: o envio do Paráclito sobre toda a humanidade.
Comentários: