Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Informe Diocesano

Festa de Nossa Senhora do Livramento terá programação de 10 dias em Caracaraí

Uma das maiores festas da Diocese de Roraima contará com novena, apresentações musicais, bingo e a Santa Missa

Festa de Nossa Senhora do Livramento terá programação de 10 dias em Caracaraí
Foto: Daniel Lopes
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quinta-feira (15), inicia a festividade de Nossa Senhora do Livramento em Caracaraí (RR). A padroeira é uma das santas pela qual a população roraimense tem grande devoção, reunindo centenas de fiéis na procissão.

Na edição deste ano, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento comemora 104 anos do milagre com 10 dias de programação festiva em torno da temática: “Caminhando com Maria na comunhão, participação e missão”. Iniciando dia 15 até 24 de setembro, o pároco da Paróquia São José Operário, que integra a igreja de Nossa Senhora do Livramento, padre Luigi Turato, explica a programação.

“Haverá a grande procissão no dia 24, com a presença do padre Lúcio, Administrador Diocesano. Ao longo das nove noites iremos ter celebração de novenas e missas, mas também comidas típicas. Queremos, também, valorizar os nossos cantores locais, ouvir boa música, haverá até a banda da Polícia Militar. Assim, todos podem participar desse evento tão maravilhoso dentro da nossa cidade”, disse o padre.

Antecedendo a data da padroeira, no dia 23, a igreja realizará o show de prêmios com cartelas no valor de R$ 10. A programação inteira pode ser acessada aqui. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Paróquia São José Operário.

Em Boa Vista 

Para os devotos da capital que não puderem ir à Caracaraí, a comunidade de Nossa Senhora do Livramento, da área São João Batista, também irá celebrar a padroeira. Haverá nove noites de oração, de 15 a 23 de setembro, às 19h30. Já a Santa Missa será no dia 24, às 19h, seguido do tradicional arraial. A igreja está localizada na rua Antônio Costa Uchôa, 586, bairro Jardim Floresta. 

História

Há 104 anos, Nossa Senhora do Livramento é contemplada pelo povo católico em Roraima. Conforme a história, o vaqueiro Bernardino José dos Santos rotineiramente recebia gados trazidos de Manaus no Porto de Caracaraí. Em uma dessas ocasiões foi atingido por um touro na região do abdômen, ficando gravemente ferido. Os populares contam que a ferida foi tão grande a ponto de os órgãos do homem ficarem expostos.

No translado a Manaus, o fazendeiro fez a promessa, pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Livramento, de que construiria uma igreja em honra a santa no porto do município roraimense, caso conseguisse se recuperar do ferimento. Alcançando a sua graça, até hoje o festejo religioso é um dos maiores e mais tradicionais da Diocese de Roraima.

Por ser a única igreja de origem milagrosa em todo o estado, há apenas alguns anos, a Capela de Nossa Senhora do Livramento foi elevada a Santuário, se tornando também o primeiro Santuário da Diocese.

FONTE/CRÉDITOS: Adriele Lima - Diocese de Roraima
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)