Nesta sexta-feira (30), inicia a tradicional festa de Aparecida em Roraima. A Reitoria Nossa Senhora da Conceição Aparecida preparou uma programação de 13 dias para celebrar a padroeira do Brasil e três Missas para atender todos os fiéis.
A festa de Aparecida é uma das solenidades que mais reúne devotos do estado no dia 12 de outubro. Por isso é realizada uma longa programação de oração e devoção no pátio do futuro santuário. Padre Vanthuy Neto, reitor da Reitoria Nossa Senhora Aparecida, explica o tema desse ano.
"Esse ano nós escolhemos como tema dois versos bíblicos. Uma palavra do anjo que diz: 'cheia de graça, o Senhor está contigo'; e uma palavra de Isabel: 'Bendita é o fruto teu ventre Jesus'. Queremos contemplar durante todos esses dias como um grande retiro tomar a companhia de Maria e descobri-la melhor na relação com o seu filho. Que vai desde a concepção, o anúncio do anjo até a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos" disse o padre.
Nesta sexta, a Reitoria receberá a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A imagem passou pelas áreas missionárias e diaconia da Diocese de Roraima, durante os meses anteriores, como forma de preparação à festa de Maria Santíssima.
De primeiro de a 11 de outubro, será realizada a novena com terços, missas e um casamento comunitário, este no dia 08. Já no dia 12, a celebração começará às 5 horas da manhã, com a primeira Missa solene. Ao meio-dia, haverá a segunda Missa e às 17h, será realizada a romaria de Aparecida, com concentração e saída da Igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente.
Para o padre é importante que os fiéis participem de toda a festividade para rezar diante das tragédias da vida. "É preciso nesse tempo difícil, de pós-pandemia em que a vacina ajudou a gente, poder se encontrar. Também diante desse tempo de guerra, para implorar a Virgem Maria, nossa Mãe, pela paz", afirmou Vanthuy.
A venda de comidas e lanches também estará disponível todas as noites, após a novena. Mais informações sobre a programação estão disponíveis nas redes sociais da Reitoria Aparecida (@reitoriaaparecidarr).
Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A representação da Virgem Maria é conhecida por ser a padroeira e protetora do Brasil devido sua intercessão nos momentos de aflição. Principalmente, após o milagre que ocorreu em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.
A história do milagre é que uma imagem de Nossa Senhora da Conceição teria sido encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia. Na tentativa de conseguir peixes, a rede foi jogada ao mar várias vezes. Em uma delas, o corpo da Mãe Santíssima foi puxado, em seguida, veio a cabeça. Assim, como ela foi "aparecida", o nome encaixou perfeitamente: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Comentários: