A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), por meio de parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, promove nesta semana o II Curso Técnico de Geointeligência.
O objetivo da formação é habilitar os servidores da Fundação e de outras instituições para utilização do software QGIS, multiplataforma de Sistema de Informação Geográfica (SIG), que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.
O curso está sendo realizado na unidade do Instituto de Educação de Roraima (IERR), localizada no bairro Tancredo Neves. As aulas começaram nesta segunda-feira (28), prosseguem até sexta-feira, dia 2 de dezembro, e são ministradas por militares do Censipam.
Mais de 50 servidores de órgãos públicos estaduais e federais, incluindo civis e militares, estão recebendo instruções.
"Além dos conhecimentos proporcionados pelo curso e o ganho em análise e monitoramento através da ferramenta QGIS, a diversidade da composição dos alunos da Femarh, Exército Brasileiro, Polícia Federal, GSI, Polícia Rodoviária Federal, Casa Militar, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Iteraima, Funai e outros, proporcionará grande oportunidade para ampliar a integração e aproximação entre os diversos órgãos e agências federais e estaduais que atuam em Roraima, ampliando as possibilidades de futuras ações dentro do Estado" disse o coordenador do Curso, coronel Simões.
De acordo com o diretor-presidente da Femarh, Glicério Fernandes, essa formação é muito importante para o desempenho dos servidores nas atividades de licenciamento ambiental, no Cadastro Ambiental Rural (CAR), monitoramento ambiental e planejamento das ações de fiscalização, tendo em vista que o software permite a integração de dados georreferenciados, uso de imagem de satélite, edição de dados e produção de mapas.
“O QGIS é uma ferramenta de geointeligência, com a qual você consegue trabalhar os espaços geográficos do Estado, relacionar informações, trabalhar o CAR, o licenciamento, a regularidade e principalmente o controle ambiental. A Femarh é o fio condutor para que ações relacionadas à proteção ambiental ocorram, então essa atualização é muito importante”, ressaltou o presidente.
A servidora da Femarh, Ana Kelly Barbosa, frisou a relevância da formação para o desempenho das atividades.
“É a segunda edição deste curso. Temos um Acordo de Cooperação Técnica com o Censipam. Eles vieram no ano passado, fizemos a primeira turma e, este ano, eles voltaram com essa novidade de abrir vagas para outras instituições. Então esperamos que essa capacitação sirva de ferramenta importante para implementar nossas ações de análise, monitoramento e fiscalização na Femarh”, afirmou.
A tenente da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Rosemary Albano Correia, também enfatizou os benefícios da formação para seu exercício profissional.
“O curso de QGIS agrega bastante conhecimento para todas as áreas, inclusive para o setor de inteligência policial. Acredito que vai proporcionar muito conhecimento e facilitar nossas atividades, seja de policiamento ou de fiscalização”, disse.
Sobre o Censipam e o QGIS
O Censipam é um Órgão do Ministério da Defesa criado em 2002 com o objetivo de promover a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e com a missão de monitorar, integrar e difundir informações para o planejamento e coordenação de ações em prol da Amazônia.
O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica livre, importante ferramenta utilizada em geoinformação e geointeligência, agregando valor e ampliando as capacidades de monitoramento, planejamento e análise ambiental em apoio ao combate aos ilícitos ambientais e diversas outras atividades.
Comentários: