Na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro de 2024, faleceu em Boa Vista, aos 88 anos, o Padre Nilvo Floriano Pase, o padre mais idoso da Diocese de Roraima, ele era uma figura importante da evangelização no sul de Roraima. Pe. Nilvo foi internado no Hospital Geral de Roraima, onde foi hospitalizado devido a uma pneumonia. Apesar dos cuidados recebidos, ele não resistiu às complicações da doença.
O velório de Pe. Nilvo será realizado às 15h de hoje, na Igreja Catedral Cristo Redentor, em Boa Vista. Às 18h ocorrerá a missa de corpo presente, após, o corpo será traslado para o município de São Luiz do Anauá, onde ocorrerá o velório e sepultamento amanhã, 22 de outubro, às 10h, na Igreja São Luiz do Anauá.
Nilvo Floriano Pase
Padre Nilvo nasceu em Ivorá, no interior do Rio Grande do Sul, em 16 de outubro de 1936, e dedicou mais de seis décadas de sua vida ao sacerdócio, sendo um dos grandes nomes da missão católica no estado de Roraima. Ordenado em 13 de julho de 1963, Pe. Nilvo iniciou seu ministério na Diocese de Santa Maria (RS), onde atuou por 16 anos em paróquias como Nossa Senhora da Conceição, em Jaguari, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Catedral Imaculada Conceição, em Santa Maria.
Sua trajetória missionária deu um novo rumo quando, em fevereiro de 1979, foi enviada a Roraima, onde desempenhou um papel fundamental na evangelização do sul do estado. Ele foi pároco da Paróquia São José Operário, em Caracaraí, e sua atuação se estendeu por uma vasta região que, na época, englobava os atuais municípios de Caracaraí, São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e Rorainópolis, abrangendo aproximadamente 40 % do território roraimense.
Mesmo enfrentando dificuldades logísticas e de infraestrutura, o pai foi incansável no trabalho pastoral e na formação de líderes leigos, ajudando a consolidar a presença da Igreja Católica em comunidades distantes e carentes. Pe. Nilvo é lembrado por sua vida simples e discreta, mas marcada pelo comprometimento profundo com o Evangelho e a promoção da fé cristã.
A atuação missionária do Pe. Nilvo ganhou ainda mais força com a chegada de seu primo, Pe. Vitélio Pasa, e a criação do Projeto Igrejas Irmãs, fruto da colaboração entre as Dioceses de Santa Maria e Roraima, fortalecendo o trabalho evangelizador na Amazônia.
Saúde
Nos últimos anos, devido à fragilidade de sua saúde, Pe. Nilvo passou uma residência na Prelazia de Roraima, onde foi cuidado pelo padre Luiz Claudemir Botteon, por uma equipe de cuidadores e por Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima. O diácono Maicon Rodrigues Marion e o seminarista Bruno Groos da Silva, ambos de Santa Maria, acompanharam o sacerdote em sua fase final. Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria, esteve em Boa Vista para visitá-lo em fevereiro deste ano, demonstrando a proximidade e o carinho da Igreja-irmã do Rio Grande do Sul.
A saúde do Pe. Nilvo começou a se deteriorar rapidamente nos últimos dias, com uma pneumonia agravando seu estado. Ele veio a falecer nas primeiras horas desta segunda-feira, deixando um legado de serviço missionário.
O bispo de Roraima, Dom Evaristo, que atualmente se encontra em Roma para participar da canonização de São José Allamano, expressou seus sentimentos e solidariedade à comunidade católica local e à família do sacerdote. A comitiva da Diocese de Roraima que está em viagem à Europa também mantém comunhão de orações com a Arquidiocese de Santa Maria, terra natal de Pe. Nilvo.
As Igrejas-irmãs de Roraima e Santa Maria unem-se em orações pelo descanso eterno de Padre Nilvo, que será lembrado por sua vida dedicada ao amor ao próximo e ao serviço missionário, tanto no sul do Brasil quanto nas comunidades amazônicas.
Pe. Nilvo Floriano Pase deixa um exemplo de fé, humildade e perseverança. Sua morte representa uma grande perda para a Igreja Católica em Roraima, mas sua memória continuará viva entre todos que foram tocados por seu trabalho pastoral.
Comentários: