Um defeito em um equipamento agrícola que possivelmente inflamou volumes consideráveis de gás metano pode ter sido a causa de uma explosão que aconteceu em uma fazenda leiteira localizada na região oeste do Texas, na última segunda-feira (10). No incidente, 18 mil vacas morreram e uma pessoa ficou gravemente ferida. As informações são do USA Today e da agência de notícias local KFDA.
Segundo autoridades locais, a explosão ocorreu enquanto o rebanho estava confinado em uma área próxima à ordenha da fazenda South Fork Dairy, em Dimmitt, uma das maiores fazendas de leite da região. O fogo se espalhou rápido e, conforme informações do Animal Welfare Institute (AWI), foi o maior número de animais mortos em um incidente já registrado nos Estados Unidos. Até então, em 2020, 400 vacas haviam morrido após um incêndio no interior de Nova York.
Os bombeiros estão investigando as causas do incidente e tudo indica que houve uma explosão no equipamento utilizado para limpeza das áreas onde as vacas passam a maior parte do dia. “O equipamento possivelmente superaqueceu e provavelmente, em contato com o metano e coisas assim, pegaram fogo, se espalharam e explodiram”, declarou o Xerife do Condado de Castro, Sal Rivera. Os bovinos produzem metano em seu sistema digestivo, eliminando o gás através de arroto e flatulências.
Comentários: