Na oportunidade, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre agricultura , sustentabilidade regional, visitaram o Pavilhão dos Animais e fizeram o plantio de mudas de ipê-rosa.
O encontro desta terça-feira, 14, envolveu 13 escolas e a presença de 456 alunos prestigiando as atividades desenvolvidas no Parque de Exposições Dandãezinho.
Na programação do dia, os alunos foram recepcionados por técnicos da Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que conversaram sobre a importância da preservação do meio ambiente.
“Os alunos visitaram os estandes comerciais, as cooperativas, agricultura familiar, artesanato indígena, fazendinha, vitrine tecnológica, rota da economia criativa, rota do agro, equoterapia e receberam lanche e kits da Expoferr Show com garrafinha, boné, bolsa e abanador”, explicou técnica da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Ivaníria Fraquinella.
Para o professor Raimundo Alexandre, a Expoferr Show transcende o papel econômico regional.
“Essa é uma oportunidade única para alunos de diferentes localidades vivenciarem uma programação repleta de curiosidades, tecnologia e inovação, sobretudo, segmentando atenção educacional, territorial e segurança, além do aspecto familiar, ecológico e das tradições culturais”, destacou.
Na agricultura familiar, como ponto alto da visita, os alunos descobriram a importância do setor para a economia local e para a segurança alimentar, assim como as práticas sustentáveis adotadas por pequenos produtores. Eles também se aprofundaram no conceito do ZEE (zoneamento ecológico-econômico) e entenderam como a ferramenta é usada para otimizar o uso da terra e a proteção dos recursos naturais.
Outro aspecto fundamental da experiência foi o foco nos cuidados com animais. Demonstrando interconexão entre agricultura e bem-estar animal, especialistas destacaram técnicas de manejo responsável e a importância do tratamento ético dos animais.
“Essa experiência educativa na Expoferr Show não apenas enriqueceu o nosso conhecimento sobre a agropecuária e a sustentabilidade, mas também semeou a inspiração para futuras gerações que podem um dia liderar o caminho em direção a uma agricultura mais consciente e responsável”, enfatizou a estudante Isabela Ferreira.
ESCOLAS VISITANTES
Nesta terça-feira, 14, participaram da Rota do Conhecimento as escolas Ulisses Guimarães, São Vicente de Paula, Raimundo Nonato Freitas da Silva, São José, Nossa Senhora da Consolata, Hermenegildo Sampaio, Eurico Mandulão, Gonçalves Dias, Ana Libória, Lobo D"Almada, Antônio Carlos da Silva Natalino, Rui Barbosa e Hildebrando Ferro Bittencourt.
Na próxima sexta-feira, 17, será a vez das escolas Antônia Coelho de Lucena, Girassol, Voltaire Pinto Ribeiro, Francisca Élzika de Souza Coelho, Nilo José de Melo, Albino Tavares, Paulo Augusto Silva, Mário Homem de Melo, Camilo Dias, América Sarmento Ribeiro, Vanda da Silva Pinto e Vovô Leonardo Gomes.
Comentários: