Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Utilidade Pública

Estratégias Emergenciais da CAER: Perfuração de Poços para Combater a Crise Hídrica em Roraima

Investimentos Antecipados e Deslocamento de Maquinário para Regiões Afetadas pela Estiagem

Estratégias Emergenciais da CAER: Perfuração de Poços para Combater a Crise Hídrica em Roraima
Lucas Rosetti
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com Roraima enfrentando a pior estiagem dos últimos anos, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) tem se mobilizado para garantir o abastecimento de água à população. Consciente da gravidade da situação, a CAER adotou medidas emergenciais, incluindo a perfuração de poços em áreas com baixa pressão de água, como forma de antecipar-se aos impactos da estiagem.

James Serrador, Presidente da CAER destaca: ''Desde agosto, a CAER iniciou um processo de licitação para a perfuração de 50 poços em diferentes regiões do estado. Graças ao apoio do governador Antônio Denarium, recursos foram garantidos para esse fim, permitindo que a companhia se antecipasse à crise hídrica que se agravava com o passar dos meses.''

''O primeiro poço já foi concluído na área do Jockey Club, uma região com histórico de baixa pressão de água. Com uma produção de 60 mil litros de água por hora, esse poço é uma fonte vital para suprir a demanda nessa região de baixa pressão.'' Acrescenta Serrador.

James Serrador, Presidente da CAER. FOTO: Lucas Rosetti

 

No entanto, a gravidade da situação exigiu medidas adicionais. Com a declaração de emergência pelo governo estadual, o maquinário utilizado para perfuração de poços precisou ser deslocado para o sul do estado, uma região que, costuma ser uma das mais chuvosas de Roraima.

O sul do estado, caracterizado pela floresta amazônica em sua essência e pela divisa com o Pará, foi duramente atingido pela estiagem, resultando no colapso das represas em municípios como Caroebe, São João da Baliza e São Luíz do Anauá. Nessas localidades, a falta de água potável tornou-se uma realidade alarmante, levando a CAER a concentrar esforços na perfuração de poços para suprir a demanda.

''A situação é crítica, mas há sinais de esperança. Os poços perfurados em São Luís do Anauá mostram uma vazão satisfatória, capaz de suprir cerca de 70% da água produzida na Estação de Tratamento de Água (ETA) local. A CAER mantém a esperança de obter resultados semelhantes em Baliza, onde as represas secaram completamente, representando um desafio adicional para garantir o abastecimento de água à população.'' Destacou Serrador.

Caer inicia perfuração de poços artesianos em São Luiz do Anauá e Pacaraima — Foto: Divulgação/Governo de Roraima

 
FONTE/CRÉDITOS: Libia López
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)